Saúde: Hospital das Clínicas promove Mutirão de Catarata

Será neste sábado, dia 27

qua, 24/08/2005 - 12h33 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promove neste sábado sábado, dia 27, mais uma Campanha de Catarata e Prevenção da Degeneração Macular Relacionado à Idade.

As pessoas com mais de 50 anos de idade e com problemas de catarata ou perda de visão, provocada pela degeneração da retina, deverão comparecer no Hospital das Clínicas munidas de CPF e RG.

Para atender a demanda, a Clínica Oftalmológica do HC mobilizará mais de 200 profissionais, entre médicos e voluntários. Os interessados serão submetidos a uma primeira triagem. As pessoas que forem diagnosticadas com catara ou degeneração na retina realizarão, no mesmo dia, nove exames oftalmológicos, entre acuidade visual, fundo de olho, tonometria, biometria e biomicroscopia.

Também sairão do hospital com data já marcada para a cirurgia de catarata ou orientação do tratamento da degeneração da retina.

O Instituto Central do Hospital das Clínicas informa ainda que não há necessidade das pessoas pernoitarem na fila, pois todos que chegarem ao hospital, entre 7 e 12 horas, serão atendidos nas horas seguintes.

Catarata

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho, o cristalino, também conhecido como menina dos olhos. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado pode ocorrer à cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou os dois olhos. É um tipo de cegueira curável. No entanto, existem mais de 20 milhões de pessoas cegas por catarata em todo o mundo. A única forma da pessoa voltar a enxergar é pelo tratamento cirúrgico.

Degeneração Macular

A degeneração macular relacionada à idade acomete pessoas acima de 65 anos e pode levar a cegueira. O paciente que já perdeu uma vista em função da degeneração da retina, tem 50% de possibilidades de perder a outra. Daí a necessidade de exames e tratamento preventivos. Cerca de 10% da população acima de 65 anos tem a doença.

Serviço

Local: Hospital da Clínicas
Endereço: Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próxima à Estação Clínicas do Metrô
– O atendimento é gratuito e será realizado
Tel: 3069.6289.