Saúde: Hospital das Clínicas promove evento esportivo com portadores de paralisia cerebral

nd

qui, 06/12/2001 - 14h55 | Do Portal do Governo

Será realizada no próximo dia 13, a partir das 8h30, na Capital, a 25ª Olimpíada Pacote (Paralisia Cerebral de Ortopedia e Traumatologia Esportiva). Promovido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), o evento reunirá cerca de 100 pessoas portadoras de paralisia cerebral que superaram seus limites. Eles disputarão partidas de basquete, handebol, futebol de salão e queimada, além de corrida com revezamento e arremesso de peso.

A competição marcará os 25 anos da Terapia Esportiva, desenvolvida junto aos pacientes do Instituto de Ortopedia do HC. Sob a supervisão de uma equipe multiprofissional, os atletas praticam diversas modalidades esportivas, com o objetivo é promover a reabilitação global, envolvendo as partes física, psíquica e social. Paralelamente aos exercícios, assistentes sociais e fisioterapeutas realizam reuniões com as mães e familiares dos pacientes.

Segundo o chefe do Grupo de Medicina Esportiva do hospital, Dr. João Gilberto Carazzato, a atividade esportiva reintegra à sociedade pessoas que sequer saíam de casa. ‘Os pacientes são motivados a explorar suas potencialidades e ajudam uns aos outros. A prática de esportes incentiva a concentração e o desenvolvimento do raciocínio lógico dentro da atividade a ser desempenhada’, explicou.

A paralisia cerebral é caracterizada por distúrbios da motricidade, provocados por lesões no Sistema Nervoso Central, que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento. Além dos problemas motores, alguns pacientes possuem deficiências mentais, auditivas, visuais ou fonatórias.

Data: Quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2001
Horário: 8h30
Local: Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz – Rua Arthur Azevedo, nº 1 – Pinheiros – São Paulo-SP.