Saúde: Hospital das Clínicas promove encontro sobre dependências e compulsões

Evento será realizado no próximo sábado, dia 7

seg, 02/06/2003 - 11h07 | Do Portal do Governo

O Grupo de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas (HC) realiza, dia 7, a Jornada ‘Novas Dependências: Sexo, Internet, Jogo e Outras’. Dirigido a psiquiatras, psicólogos, profissionais de saúde, estudantes e demais interessados, o evento vai discutir as dependências e compulsões em: Sexo, Internet, Compras, Comida, Exercícios, Jogo, Trabalho e Vínculo Afetivo.

Apesar de ser chamada Jornada “Novas Dependências”, muitos desses problemas são antigos, mas só agora começam a ser discutidos mais abertamente. “De algum tempo para cá, os médicos da área começaram a tomar conhecimento e estudar mais sobre o assunto”, explica o Dr. André Malbergier, professor colaborador do Departamento de Psiquiatria e Coordenador do Grea.

Segundo o médico, muitas pessoas não aceitam e não vêem o problema como uma doença passível de tratamento, mas simplesmente como um descontrole emocional ou “jeito de ser” da pessoa. “ Em geral, todas essas compulsividades e dependências começam na fase de adolescência, e somente depois de sete a dez anos é que a pessoa procura ajuda.”

O número de pacientes atendidos em consultas no ambulatório do Grea chegou a 3.900 em 2002. “Todos os tipos de dependência estão crescendo a cada dia, mas o chamado “jogo patológico” cresceu muito, principalmente a partir do aparecimento dos bingos.” A estatística mostra que, aproximadamente, quatro por cento da população mundial não exerce controle sobre o jogo.

Presos na rede

O avanço da tecnologia, apesar de facilitar as nossas vidas, também pode desencadear problemas relacionados à falta de controle de impulsos e de uso compulsivo. Os computadores e a Internet mudaram as nossas vidas, mas trouxeram, para alguns, uma nova dependência. Há relato de mortes por exaustão, de dois jovens, após ficarem 48 horas ‘jogando na rede’.

O mundo das compras e do consumo chega a todos por meio da publicidade e dos cartões de crédito. Este mundo, prazeroso para alguns, é um pesadelo para outros que compram compulsivamente, sem desejar e sem precisar, trazendo problemas pessoais, financeiros e familiares. “Atletas”, corredores diários, que parecem tão saudáveis podem, na verdade, estar ‘dependentes’ de exercício físico e sentem-se mal, irritados e ansiosos quando não correm. Muitos deles não conseguem parar de correr, mesmo quando apresentam algum problema físico que exige repouso. Vários comportamentos podem se tornar sem controle, até o próprio trabalho.

A jornada será dividida em três mesas. A primeira, com início às 9h10, vai discutir a dependência de sexo, Internet, compra compulsiva e fronteiras da criminalidade. A segunda, às 11h10, abordará o comer e exercício compulsivo. A última, além da dependência de jogo, workaholics e aspectos éticos, discutirá o vínculo afetivo.

SERVIÇO
X Jornada Grea ‘Novas dependências: Sexo, Internet, Jogo e Outras’
Dia 7 – Auditório Amarelo – Centro de Convenções Rebouças
Avenida Rebouças, 600 – Cerqueira César – SP
Telefone para informações e inscrições: (0XX11) 3081-8060 e 3064-4973.

Andréa Barros
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)