Saúde: Hospital das Clínicas promove ‘Dia da Humanização Hospitalar’

Palestras, apresentações musicais e sessões de cinema são algumas das atividades oferecidas hoje aos pacientes

qui, 24/02/2005 - 10h44 | Do Portal do Governo

Palestras educativas, apresentações musicais, teatro de fantoches, mágicos, animadores, sessões de cinema, oficinas relâmpagos, corte de cabelo e manicure de graça são algumas das atividades a serem promovidas no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP nesta quinta-feira, dia 24, das 8h30 às 16h.

Intitulado ‘Dia H’, Dia da Humanização Hospitalar, o evento, simbolizado pela flor de Girassol, envolverá funcionários, médicos, enfermeiros, residentes, pacientes e visitantes.

A intenção do Instituto Central é melhorar a qualidade do atendimento em saúde, mediante a promoção de entretenimento, cultura e informação educacional que sensibilizem os profissionais e, ao mesmo tempo, proporcione um ambiente de trabalho descontraído, acolhedor e humanizado, explica Waldemir Rezende, Diretor Executivo do Instituto.

Para os pacientes, a iniciativa deverá transformar o momento da internação e da consulta em mais agradável, o que contribuirá positivamente para o seu bem estar.

As palestras, dirigidas aos funcionários, irão discutir o programa de humanização desenvolvido pelo instituto e os projetos ‘Reouvir na terceira idade’ e ‘Quem escuta bem, aprende melhor’, às 9h30 e 14 horas, respectivamente.

O teatro de fantoche terá apresentação itinerante. O grupo musical Fotton e o Coral do Instituto Central farão apresentações aos pacientes, visitantes e familiares, a partir das 12h30, no Prédio dos Ambulatórios.

Profissionais do salão Jacques Janine também participam do evento. Das 9 às 16 horas, cabeleireiros e manicures irão cortar os cabelos, fazer as unhas e orientar os funcionários sobre os segredos de uma boa maquiagem.

A partir das 15h30, pacientes internados contarão com sessões de vídeo, nos anfiteatros das enfermarias, e os funcionários poderão participar da ‘Sessão Pipoca’, com a abordagem do tema Humanização: Um Olhar Cinematográfico.

Durante todo o dia haverá exposição de pôsteres com enfoque na Humanização e distribuição de sementes de girassol aos funcionários.

Da Assessoria de Imprensa – Instituto Central do Hospital das Clínicas
Por Bete Subires

(LRK)