Saúde: Hospital das Clínicas promove campanha de combate à catarata no dia 5

Todos as pessoas que comparecerem serão consultadas

ter, 01/04/2003 - 9h36 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa do HC


O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo promoverá no próximo sábado, dia 5, das 7 às 12 horas, mais uma etapa da Campanha de Catarata e Retinopatia Diabética. O intuito do evento é diminuir o número de cegos na população mais carente da cidade de São Paulo.

Os pacientes passarão por triagem e os diagnosticados com catarata realizarão todos os exames oftalmológicos necessários. Comprovada a doença, terão cirurgia marcada para um prazo variando de 15 até 90 dias.

De acordo com o administrador do Departamento de Oftalmologia, José Valter Dario, são esperadas pelo menos 4 mil pessoas para atendimento. Em média, pouco mais de 10% dos pacientes examinados são operados. Tanto os exames quanto a cirurgia são gratuitos. Na última campanha foram atendidas 6 mil pessoas e agendadas 800 intervenções clínicas.

O HC informa que não há necessidade de as pessoas pernoitarem na fila, pois todos os que comparecerem ao local serão consultados. Os pacientes devem levar RG e CPF para que possam ser submetidos aos exames.

O HC montará posto de triagem no Poupatempo Itaquera, localizado na estação do Metrô Corinthians -Itaquera. O atendimento será das 8 às 12 horas.

Para o evento, o hospital mobiliza todos os médicos da Clínica Oftalmológica, num trabalho abrangendo mais de cem profissionais sob a coordenação do professor Newton Kara José, titular da especialidade.

O que é a catarata?

Catarata é o embaçamento da parte transparente do olho, chamada cristalino, conhecida como ‘menina do olho’. Funciona como uma lente que dá nitidez às imagens. O embaçamento da lente provoca a cegueira.

O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou os dois olhos. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos. Por esse motivo se diz que ela vai ‘amadurecendo’.

Apesar de a doença ser curável, ainda há, no mundo, quase 20 milhões de pessoas cegas devido à catarata. Desinformação é a maior responsável pelo quadro. Dificuldade de locomoção e até conformismo são outras explicações oferecidas pela maioria dos doentes.

SERVIÇO

O prédio dos ambulatórios do HC fica na Av. Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 155,(em frente ao Incor) – Cerqueira César – São Paulo.

Claudeci Martins

(AM)