Saúde: Hospital das Clínicas promove Campanha de Catarata neste sábado

Atendimento é gratuito e voltado às pessoas com mais de 50 anos de idade

sex, 05/11/2004 - 10h20 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promove neste sábado, dia 6, mais uma Campanha de Catarata e Degeneração Macular Relacionado à Idade. A iniciativa beneficia a população carente da cidade de São Paulo, com mais de 50 anos de idade.

O atendimento é gratuito e será prestado das 7 às 12 horas, no Prédio dos Ambulatórios, Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 (em frente ao prédio do Incor), próxima à estação Clínica do metrô. Serão mobilizados 240 profissionais da saúde, dos quais 160 são médicos.

Os interessados deverão comparecer ao Instituto Central do Hospital das Clínicas munidos de RG e CPF. Eles serão submetidos a uma primeira triagem. As pessoas que forem diagnosticadas com catarata realizarão, no mesmo dia, todos os exames oftalmológicos. Também sairão do hospital com data já marcada para a cirurgia.

O ICHC realiza 620 cirurgias de cCatarata por mês, 7,4 mil por ano, das 420 mil realizadas em todo o Brasil, segundo informou a Divisão de Clínica Oftalmológica. Na última campanha, realizada em julho, o hospital atendeu sete mil pessoas. Dessas, 952 apresentaram catarata e já foram submetidas à cirurgia.

O Instituto Central informa ainda que não há necessidade de pernoitar na fila, pois todos que chegarem ao hospital entre 7 e 12 horas serão atendidos.

O que é Catarata

É o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos. Por esse motivo dizem que ela vai ‘amadurecendo’.

É um tipo de cegueira curável. No entanto, existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata em todo o mundo.

Usar colírio não ajuda na cura da catarata. O único jeito da pessoa voltar a enxergar é através do tratamento cirúrgico. Na maioria dos casos, não é preciso ficar internado no hospital.

Bete Subires
Assessoria de Imprensa – Instituto Central do Hospital das Clínicas

(LRK)