Saúde: Hospital das Clínicas promove campanha contra catarata

Campanha será realizada neste sábado

qua, 28/05/2003 - 18h32 | Do Portal do Governo

A Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da FMUSP promoverá neste sábado, dia 31, mais uma campanha para detectar casos de catarata e agendar cirurgias. A campanha será das 8 às 12 horas, no Prédio dos Ambulatórios, e mobilizará uma equipe de mais de cem pessoas, incluindo médicos-assistentes, médicos-residentes, estudantes e servidores do Registro Geral, além de equipe da Associação das Voluntárias.

A campanha é coordenada pelo professor doutor Newton Kara José, titular da Clínica Oftalmológica, que iniciou esse tipo de atividade em 1986 na Unicamp.

No HC-FMUSP as campanhas são realizadas a cada três ou quatro meses. Em cada campanha são triadas cerca de quatro mil pessoas, com idade acima de 50 anos. Desse total, cerca de 10% têm confirmado o diagnóstico da doença e as cirurgias são programadas para os dias subseqüentes.

Segundo o professor Newton Kara José, um dos objetivos desse tipo de atividade é proporcionar ao grande público o acesso ao oftalmologista, normalmente dificultado pelas condições econômicas ou por desconhecimento das possibilidades de tratamento das doenças da visão.

O professor Newton Kara José é também coordenador nacional de outra campanha, “Olho no Olho”, do Ministério da Saúde, que examina crianças em idade escolar, para diagnosticar precocemente problemas de visão.

Mais informações pelo telefone (011) 3069.6289