Saúde: Hospital das Clínicas informatiza farmácia e beneficia pacientes

Medida tem possibilitado atender um número maior de pessoas que usam o serviço

qua, 04/08/2004 - 10h25 | Do Portal do Governo

A informatização do controle de retirada de medicamentos na Farmácia Ambulatorial do Instituto Central do Hospital das Clínicas – ICHC, tem permitido ao hospital garantir o uso racional dos remédios. Hoje, o paciente retira o medicamento prescrito para tratamento por 30 dias. A tentativa em obter o mesmo medicamento, mais de uma vez no mês, não é possível, porque cada paciente é monitorado por meio de receita eletrônica.

Antes da informatização da farmácia, implantada em fevereiro último, qualquer paciente, de posse do cartão e de uma receita nova, conseguia retirar, mensalmente, o mesmo medicamento, quantas vezes desejasse. Bastava solicitar a médicos de diferentes especialidades a transcrição da receita médica.

A receita eletrônica é emitida pela farmácia ambulatorial a todo paciente que necessita de medicamentos de uso contínuo. Nela consta o nome do médico, data de retorno à farmácia, horário, nome do medicamento comercial, nome do medicamento pelo principio ativo, quantidade que está sendo disponibilizada e quantidade prescrita. É um verdadeiro extrato do perfil medicamentoso do paciente.

Com a informatização da dispensação, o ICHC prevê uma economia de até 30% nos gastos com medicamentos ambulatoriais. Além disso, a medida tem possibilitado atender um número maior de pacientes, com o mesmo quantitativo de compra de medicamentos.

Agendamento

Outra conquista do ICHC, com a informatização, foi a implantação do programa de agendamento eletrônico, por horário, dos pacientes de retorno ou com prescrição de medicamento de uso contínuo. Em um mês de funcionamento, o programa beneficiou 920 pacientes, o que representa 40% dos 2300 que procuram diariamente a farmácia.

O programa também reduziu de 3 horas para 1h10 minutos, em média, o tempo de espera de recebimento do medicamento. São atendidas 60 pessoas por hora – uma por minuto -, independentemente do horário e período.

Atualmente, o desafio do ICHC, dentro da política de humanização de atendimento, é reorganizar a fila das receitas novas. Diariamente são emitidas 1.280 novas receitas pelas especialidades médicas do Instituto
Central do Hospital das Clínicas.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do Hospital das Clínicas

(LRK)