Saúde: Hospital das Clínicas inaugura novas instalações do Instituto de Psiquiatria

Novo laboratório de Neurofisiologia Clínica atenderá melhor pacientes com doenças que afetam o cérebro

qui, 28/11/2002 - 15h02 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 28, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou as novas instalações do laboratório de Neurofisiologia Clínica do Instituto de Psiquiatria (IPq). A nova unidade é voltada para o diagnóstico de doenças que afetam o cérebro de forma global, especialmente epilepsia e distúrbios do sono.

O laboratório, que já conta com eletroencefalografia de alta definição, terá, a partir da próxima semana, uma versão mais avançada do equipamento, aumentando a eficiência do serviço e duplicando a capacidade de atendimento. Ao todo serão quatro equipamento para diagnóstico em epilepsia e quatro para os transtornos do sono.

Segundo o coordenador do laboratório, Gary Gronich, o novo serviço vai possibilitar a realização de diagnósticos diferenciais (quando uma patologia é doença psiquiátrica ou neurológica); além de ser campo para desenvolvimento de métodos que levem ao diagnóstico antes mesmo do exame ou atendimento clínico.

Gronich frisa que a estrutura do laboratório abre caminho para trabalhos que possibilitem detectar ou ver antecipadamente alterações neurológicas ou psiquiátricas, ou ainda a tendência de determinado indivíduo para certos tipos de patologias.

O IPq fica na rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/nº, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa do IPq

A.R.