Saúde: Hospital das Clínicas inaugura centro de tratamento da infertilidade

Pacientes serão acompanhados por profissionais treinados em centros de reprodução assistida dos EUA

seg, 10/02/2003 - 12h53 | Do Portal do Governo

Será inaugurado, dia 12 de fevereiro, o Centro de Reprodução Humana Governador Mário Covas, órgão da Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas/FMUSP. A solenidade vai ocorrer às 10 horas, no Centro de Convenções Rebouças.

Instalado numa área de 400 metros quadrados, no Prédio dos Ambulatórios, o novo centro vai atender a cerca de 2 mil pacientes por ano, para identificar as causas da infertilidade e proporcionar tratamento adequado.

Urologistas, ginecologistas, obstetras, geneticistas, biologistas, biomédicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais compõem a equipe do Centro de Reprodução Humana do HC.

Os pacientes serão acompanhados por profissionais treinados em importantes centros de reprodução assistida dos Estados Unidos, como Cleveland Clinic Foundation (Ohio), Baylor College of Medicine (Texas) eCornell Medical School (Nova York).

Avaliar cada caso

“Esses especialistas são capazes de avaliar benefícios e riscos em cada caso, levando em conta os efeitos para a mãe, o feto e as gerações futuras”, explica o diretor da Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central do HC e professor titular da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina da USP, Sami Arap.

Serão aplicadas técnicas consagradas como inseminação intra-uterina, fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozóides. Para isso, o centro contará com o Laboratório de Micromanipulação de Gametas e o Laboratório de Sêmen e Criopreservação. Contará ainda com o Laboratório de Pesquisa Genômica, que fará a investigação de anomalias e o aconselhamento genético para os casais.

Procedimentos clínico-cirúrgicos poderão restabelecer a capacidade reprodutiva natural, como a reversão de vasectomia e correção microcirúrgica de varicocele (varizes no escroto). Técnicas de microcirurgia também serão aplicadas em pacientes com falência testicular grave.

Ênfase nas pesquisas

“Daremos ênfase à realização de pesquisas, por meio de acordos com instituições nacionais e do exterior. Pretendemos obter novos testes diagnósticos, desenvolver técnicas hoje consideradas experimentais e estudar novas drogas’, disse o diretor.

Parcerias com outras clínicas e institutos do Hospital das Clínicas irão possibilitar avaliações laboratoriais, radiológicas, ginecológicas e obstétricas. As crianças nascidas por meio da reprodução assistida serão acompanhadas até completarem um ano de idade.

Serviço
Inauguração do Centro de Reprodução Humana Governador Mário Covas
Dia 12 de fevereiro, às 10 horas
Centro de Convenções Rebouças – Grande Auditório
Avenida Rebouças, 600 – Cerqueira César – São Paulo

Da Agência Imprensa Oficial e
Assessoria de Imprensa do HC