Saúde: Hospital das Clínicas inaugura Centro de Reprodução Humana

Inauguração será nesta quarta-feira, dia 12

qua, 12/02/2003 - 8h22 | Do Portal do Governo

Pioneiro em transplantes, em fabricação de genéricos, em produção de alimentação parenteral e na obtenção de certificados ISO na área pública, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP inaugura nesta quarta-feira, dia 12, às 10 horas, o primeiro Centro de Reprodução Humana integrado, para atender casais com dificuldades para ter filhos. O atendimento será gratuito ou por meio de convênios ou particulares. Em homenagem ao governador que apoiou a idéia desde o início, o centro receberá o nome de ‘Mário Covas’.

A função de atendimento ao público, na verdade, será uma das três atividades previstas no regulamento da Instituição, que inclui atividades didáticas para estudantes de Medicina, médicos residentes e estagiários de todo o País e pesquisa, envolvendo desde os motivos da infertilidade que atinge centenas de casais até clonagem e outros tipos de pesquisa.

A grande vantagem do Centro é que ele trabalhará em parceria com as demais especialidades do HC, beneficiando-se dos progressos científicos obtidos nas outras áreas.

A equipe é formada por urologistas, ginecologistas, obstetras, geneticistas, biologistas, biomédicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

Idealizado pelo professor Sami Arap, titular da Clínica de Urologia, o Centro interage com a Clínica de Ginecologia e Obstetrícia, que já dispõe de um serviço de fertilização assistida, coordenado pelo professor Vicente Mário Izzo.

Como o tratamento de infertilidade não é previsto pela legislação pertinente, o hospital trabalhará junto ao Ministério da Saúde com o objetivo de incluir esse tipo de procedimento na tabela SUS, que remunera serviços prestados por hospitais públicos e privados.

‘Nossa pretensão é que o Centro de Reprodução Humana ‘Mário Covas’ se transforme em referência nacional para o assunto’, diz Sami Arap, que há cinco anos vem lutando por sua implantação, com apoio da FAPESP e da Fundação Faculdade de Medicina.

Antes de montá-lo com equipamentos de ponta, numa área de 400 metros quadrados no Prédio dos Ambulatórios, o professor Sami Arap enviou para os Estados Unidos médicos e biologistas, que se prepararam para exercer suas atividades. ‘Atualmente’, diz o professor, ‘quem quiser estudar reprodução humana tem de ir ao exterior. Em breve, poderá fazê-lo aqui no Hospital das Clínicas’. O Centro será dirigido pelo Dr. Jorge Hallak, um dos médicos que fizeram cursos nos Estados Unidos.

Data: Quarta-feira, dia 12 de fevereiro de 2003
Horário: 10 horas
Local: Centro de Convenções Rebouças, Avendia Rebouças, 600

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Central – Hospital das Clinicas – FMUSP