Saúde: Hospital das Clínicas implanta o programa ‘Cuidando de quem Cuida’

Programa oferece assistência psicológica gratuita aos funcionários do hospital, que vivem rotina muito estressante

qua, 12/01/2005 - 10h01 | Do Portal do Governo

A partir deste mês, os funcionários do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, na capital, contam com assistência psicológica gratuita. O programa, intitulado ‘Cuidando de quem Cuida’, foi implantado pela Diretoria Executiva no início deste ano para a melhoria do clima organizacional, da produtividade e, principalmente, da qualidade de vida dos funcionários.

Segundo Waldemir Rezende, diretor executivo do Instituto Central, a rotina do profissional de saúde em instituições hospitalares é muito estressante. O relacionamento interpessoal, as exigências técnicas, a complexidade dos serviços, as situações de emergência e os conflitos com a chefia ou familiares são fatores que interferem no emocional, provocam o absenteísmo e comprometem a produtividade.

Para alterar esse quadro, que pode repercutir diretamente no atendimento ao paciente, a Diretoria Executiva criou o programa de assistência psicológica que deverá beneficiar os seis mil funcionários do Instituto Central do Hospital das Clínicas e priorizar a qualidade no atendimento das 10 mil pessoas que circulam, em média diária, pelo hospital. A iniciativa também reforçará os programas de humanização desenvolvidos pelo instituto.

Da Assessoria de Imprensa do Instrituto Central do Hospital das Clínicas
Por Bete Subires

(LRK)