Saúde: Hospital das Clínicas ganha melhor centro de hidroterapia do Brasil

Piscina terapêutica vai atender cerca de 2.000 pacientes por mês, sempre gratuitamente

seg, 10/10/2005 - 10h26 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, ganha nesta segunda-feira, dia 10, o mais completo centro de hidroterapia do Brasil. O novo centro será na Divisão de Medicina de Reabilitação (DMR) do hospital, já considerada uma das melhores do país.

Com a reforma, que custou R$ 350 mil, a Divisão de Medicina de Reabilitação do HC ganha nova piscina terapêutica (onde acontece a hidroterapia), área para fisioterapia e vestiários. A revitalização, modernização e melhora da infra-estrutura da piscina terapêutica permitirá a equipe, composta de 10 terapeutas, atender cerca de 2.000 pacientes por mês, sempre gratuitamente.

Todas decisões tomadas sobre desenho, dimensões, espaços, facilidades e acessibilidade do local seguem a norma da NBR 9050/94, que fixa padrões e critérios proporcionando condições adequadas e seguras de acessibilidade autônoma às pessoas portadoras de deficiência.

As áreas de circulação foram planejadas para ser de superfície regular, firme, estável e antiderrapante, sob qualquer condição climática. Todos cuidados também foram observados no planejamento de vestiários individuais, com fácil acesso, devidamente sinalizados, com bacias sanitárias, chuveiro, banco retrátil, barras de apoio fixas e articuladas, lavatórios, além de sala de avaliação hidroterapêutica.

A Divisão de Medicina de Reabilitação nasceu da preocupação do Hospital das Clínicas de São Paulo em estender seu atendimento a pessoas com seqüelas físicas. Inicialmente eram atendidos apenas pacientes encaminhados pelo HC.

Aos 30 anos a DMR conta com duas unidades: Vila Mariana e Jardim Umarizal (inaugurada em 2001), além das parcerias com a Estação Especial da Lapa, administrada pelo Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, e o Centro de Reabilitação da Polícia Militar. Por dia, nas duas unidades, são atendidos cerca de 600 pacientes.

A DMR conta com equipes interdisciplinares de médico fisiatra, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeira, fonoaudiólogo, nutricionista, técnico Desportivo, odontólogos e médicos consultores nas áreas de cardiologia, urologia, reumatologia e ortopedia.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.