Saúde: Hospital das Clínicas ganha mais moderno centro de psiquiatria do Brasil

Inauguração será nesta quinta-feira, dia 16

qui, 16/09/2004 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, ganha nesta quinta-feira, 16 de setembro, o mais moderno instituto de psiquiatria do Brasil. O governo do Estado repassou todo o investimento da obra, R$ 20 milhões. O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estarão no evento.

O novo Instituto de Psiquiatria do HC foi reformado e terá ambulatórios, enfermarias e hospitais-dia integrados e preparados, favorecendo a interação entre pacientes e equipe médica. A expectativa é que as consultas ambulatoriais sejam triplicadas de 40 mil ao ano para 120 mil ao ano e o número de leitos chegue a 210, distribuídos em 12 enfermarias.

Cada andar terá características específicas para o tipo de paciente. A Geriatria, por exemplo, estará totalmente adaptada ao idoso, com corrimão em todos os espaços, banheiros adequados, além de piso antiderrapante. Portadores de transtornos alimentares contarão com cozinha experimental, onde terão contato com alimentos e serão estimulados para prepara-los. Os ambientes contam com arquitetura de interiores e paisagismo, o que os tornam agradáveis e confortáveis, contribuindo para reduzir o estigma associado às antigas instituições psiquiátricas.

Diferente da maioria das especialidades médicas, não há nenhuma instituição psiquiátrica moderna no país capaz de oferecer atendimento a casos agudos e sub-agudos nos moldes do que estará disponível no novo Instituto.

Da Secretaria estadual da Saúde