Saúde: Hospital das Clínicas e Unicamp entregam nova área de coleta de exames

Evento será nesta terça-feira, dia 28

seg, 27/06/2005 - 13h15 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 28, às 11h30, será inaugurada a nova área do Setor de Coleta de Exames da Divisão de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas. A área está adequada à demanda do hospital, que recebe aproximadamente 500 pessoas por dia entre pacientes, funcionários encaminhados para exames pré-admissionais, periódicos e demissionais, assim como os preventivos preconizados para os alunos da área de saúde.

O setor faz a coleta de amostras para a realização de cerca de 390 tipos de exames feitos em diferentes materiais clínicos como sangue, urina, líquido cefaloraquidiano (Liquor) e secreções, todos descritos no novo Manual de Exames da Divisão, versão 2005. Por ano, são realizados em média 1,8 milhão de exames.

A nova área de coleta, com 600 metros quadrados, está localizada fora das dependências do HC e oferece um ambiente climatizado, com acomodações para 80 pacientes sentados. Conta com sala de espera, área operacional e 13 boxes de coleta, adequados a diferentes necessidades dos procedimentos, contando inclusive com um box infantil, carinhosamente preparado pelos próprios funcionários da Divisão.

O local conta ainda com iluminação natural e paredes com cores que colaboram para criar um ambiente mais tranqüilo e acolhedor. As áreas internas, destinadas aos procedimentos e permanência dos funcionários também oferecem um melhor ambiente de trabalho. “Com isso ampliamos a humanização do atendimento preconizado pelo HC e reduzimos o fluxo de pessoas dentro do hospital”, ressalta Ivan Toro.

O setor recebeu ainda um moderno sistema de informatização, permitindo total rastreabilidade dos exames solicitados, desde a coleta até a liberação dos resultados. O rastreamento pode ser feito de qualquer parte do hospital. Vinte funcionários fixos mais plantonistas asseguram o atendimento de coleta de exames, que vai das 7 às 17h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Agência de Notíkcias da Unicamp