Saúde: Hospital das Clínicas discute vacinas, hipertensão e diversidade genética

Simpósio dos Laboratórios de Investigação Médica avalia trabalhos científicos em benefício dos pacientes

qui, 20/03/2003 - 14h09 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas vai mostrar os avanços em suas principais linhas de pesquisa, desenvolvidas através dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs). Os trabalhos científicos serão discutidos durante o 1º Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas, que será realizado nesta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22, no teatro da Faculdade de Medicina da USP, localizada na Avenida Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo.

Mais de 480 pesquisas serão apresentadas sob a forma de poster. Outros 45 trabalhos completos irão compor um número especial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

Também haverá espaço para conferências de interesse geral, com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Os temas apresentados serão: ‘Modelos Experimentais de Lesão Pulmonar Aguda’, ‘Álcool, sal e hipertensão: modelos de investigação clínicos e epidemiológicos’, ‘A inovação no processo de desenvolvimento de vacinas no Brasil’ e ‘Diversidade genética da população brasileira’. Os profissionais irão debater ainda a ‘Política da Ciência e Tecnologia na Área de Saúde’.

O melhor trabalho original receberá o Prêmio ‘Prof. Dr. Gregorio Santiago Montes’, no valor de R$8.000,00. Haverá também premiação para o melhor pôster elaborado por pós-graduando, por aluno de iniciação científica e por aprimorando ou residente.

Laboratórios de Investigação Médica (LIM´s)

Desde 1973, o Hospital das Clínicas possui 62 unidades laboratoriais, responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas da medicina.

Os pesquisadores beneficiam-se ao atuar no maior complexo hospitalar da América Latina, convivendo intensamente com problemas médicos aplicados. Por outro lado, as pesquisas desnvolvidas pelos LIM´s garantem a qualidade dos procedimentos de alta complexidade praticados no HC e, conseqüentemente, no Brasil.

Os Laboratórios de Investigação Médica geram novos conhecimentos científicos e aprimoram os existentes, por meio do treinamento de novos pesquisadores, da educação acadêmica de alunos e professores da Faculdade de Medicina da USP, e da difusão das descobertas aos profissionais e estagiários do Hospital das Clínicas.

Data: Dias 21 e 22 de março
Horário: a partir das 8:30 horas
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP- Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo

(AM)