Saúde: Hospital das Clínicas discute Humanização Hospitalar

Ações desenvolvidas pelo HC reforçam atenção ao paciente

qua, 19/06/2002 - 11h34 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP), dentro de seu amplo programa de valorização das relações humanas, realiza o encontro ‘Humanização no Cuidar’, nesta quinta-feira, dia 20, às 8h30, no Centro de Convenções Rebouças.

Serão apresentadas as ações desenvolvidas pelo hospital que reforçam a atenção ao paciente. Destinado aos funcionários do HC, o evento promoverá maior integração aos planos de humanização já existentes e discutirá novas propostas.

‘Vamos sensibilizar os profissionais quanto à importância de um relacionamento de qualidade com os pacientes e os gestores do hospital. Estamos criando uma nova cultura’, explica a assistente social Maria José Paro Forte, presidente do Grupo de Trabalho de Humanização Hospitalar do HC/FMUSP.

Durante o encontro, serão apresentados os trabalhos:

‘Conhecendo quem faz’ – meninos e meninas internados no Instituto da Criança quebram a rotina e visitam a Diretoria Executiva, o Centro de Materiais e a Rouparia. As crianças aprendem como funciona o Departamento de Recursos Humanos, assistem a preparação dos alimentos e mamadeiras na cozinha e lancham no refeitório com os funcionários.

‘Cuidando do Cuidador: Programa de Apoio’: muitos pacientes precisam de atenção especial após a alta. Os parentes que desempenham a tarefa de cuidadores se deparam com situações novas. O Hospital Auxiliar de Suzano possui um grupo de profissionais que orienta e fornece suporte psicológico a estes familiares.

‘A meta do SAMSS é você’ – O Serviço de Assistência Médica e Social aos Servidores do Hospital das Clínicas desenvolve programas que garantem o bem-estar físico, mental e social dos 10.500 trabalhadores do complexo.

‘Café da Manhã com o Diretor’ – Diretor-Executivo do Instituto da Criança reúne um grupo de funcionários para conversar e trocar informações.

‘Doutores da Alegria’ – atuam há 10 anos no Instituto da Criança. O fundador do grupo no Brasil, Welington Nogueira, será o conferencista do encontro, com o tema ‘Um olhar sobre a saúde das relações’.

Data: Quinta-feira, 20 de junho de 2002
Horário: 8h30
Local: Centro de Convenções Rebouças (Grande Auditório) – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – São Paulo-SP