Saúde: Hospital das Clínicas de São Paulo realiza Mutirão do Idoso

Participam do evento cerca de 50 profissionais de saúde

sáb, 30/11/2002 - 11h31 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 30, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) promove o Mutirão do Idoso. Cerca de 50 profissionais de saúde estarão atendendo pessoas com mais de 60 anos.

O evento faz parte de um estudo que busca ações simples para melhorar a saúde de idosos. ‘Hoje essas pessoas procuram o hospital quando têm doenças ou dor. O que queremos é fazer com que os idosos vivam melhor e se cuidem antes da dor aparecer. A idéia é agir antes do problema ficar crônico ou de difícil cura’, explica o coordenador do Mutirão, o médico e professor Wilson Jacob Filho.

Para participar do evento foi preciso realizar uma inscrição prévia. Este projeto do HC deverá ser expandido para outros centros de saúde e comunidades. De acordo com o doutor Wilson Jacob Filho, esta iniciativa pode ser feita em qualquer posto de saúde e previne doenças extremamente graves, pois além de exames médicos, os idosos recebem orientação de como agir para ter uma vida mais saudável.

Os participantes, que não são pacientes regulares do HC, farão uma espécie de circuito. Eles trarão um questionário preenchido, informando se tomam remédios, se têm dores ou doenças, entre outros dados. A partir disso, serão assistidos por diversos profissionais, um após o outro: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, famacêuticos e assistentes sociais, entre funcionários do HC e alunos de graduação.

‘Após a ‘revisão geral’, os idosos recebem informações de como comer melhor, realizar exercícios e tomar apenas os remédios necessários’, esclarece o médico. Do grupo inscrito, metade será sorteada para um acompanhamento telefônico durante o período de um ano, quando haverá um segundo encontro.

Data: Sábado, dia 30 de novembro de 2002
Horário: A partir das 8 horas
Local: Hospital das Clínicas – Prédio dos Ambulatórios 5º andar – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 255 – São Paulo-SP