Saúde: Hospital das Clínicas de Botucatu recebe novos residentes

Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu ofereceu 101 vagas neste ano

seg, 02/02/2004 - 11h18 | Do Portal do Governo

Os novos médicos residentes da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu, e que estarão atuando, a partir desta semana, nos departamentos e no Hospital das Clínicas da instituição, foram recepcionados nesta segunda-feira, dia 2, pela direção da escola, em uma reunião no salão nobre do prédio central da Faculdade.

A prof. Marilza Vieira Cunha Rudge e o prof. Joel Spadaro, diretora e vice-diretor da FMB/Unesp, falaram aos novos residentes sobre os postulados do exercício da medicina, ressaltando a importância da dedicação plena a essa primeira jornada profissional. A prof. Regina Moura, coordenadora do Conselho de Residência Médica, fez uma exposição sobre o programa de trabalho a ser cumprido durante o ano, convocando os residentes para um curso sobre biossegurança, de caráter obrigatório, que será ministrado no fim desta semana pela prof. Elenice Deffune.

A presidente da Associação dos Médicos Residentes de Botucatu, Liana Sousa Coelho, fez, também, uma saudação aos novos colegas, pedindo a colaboração de todos às atividades promovidas pela entidade.

A Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu ofereceu, neste ano, 101 vagas para residência médica nas seguintes áreas: anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, infectologia, medicina da família e comunidade, medicina nuclear, medicina preventiva e social, neurocirurgia, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, patologia clínica e medicina laboratorial, pediatria, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem.

Com essa nova turma do primeiro ano de residência (R-1), a Faculdade de Medicina passa a abrigar um total de 315 residentes atuando em 34 especialidades da medicina, e em programas que variam de 2 a 5 anos de duração.

Da UNESP/FM/HC de Botucatu

(LRK)