Saúde: Hospital das Clínicas de Botucatu dá treinamento a profissionais da região

Objetivo é ampliar a capacidade das unidades básicas de identificar doença

seg, 18/08/2003 - 11h19 | Do Portal do Governo

Profissionais de saúde das unidades básicas que compõem a Diretoria Regional de Saúde de Botucatu (DIR XI) participarão, entre os dias 26 e 28, de treinamento sobre vigilância e notificação de moléstias infecto-contagiosas. O curso será ministrado no câmpus da Unesp, da cidade, por dois médicos e uma enfermeira do Hospital das Clínicas da universidade. São esperadas para o treinamento 35 pessoas provenientes de 31 municípios da área de abrangência da DIR XI, sediado em Botucatu.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HC/Unesp de Botucatu, Maria Rita Donalísio Cordeiro, explica que o objetivo é ampliar a capacidade das unidades básicas de identificar doenças. “Essas moléstias devem ser obrigatoriamente notificadas às autoridades sanitárias, para prevenir surtos e epidemias.”

O treinamento, programado para o final deste mês, é o primeiro de uma série de cursos a serem realizados até setembro. Haverá no mês que vem, para profissionais administrativos das unidades da DIR XI, curso de informática que ensinará o manejo de um software da Secretaria de Estado da Saúde sobre epidemiologia.

Depois, também em setembro, a doutora Maria Rita e equipe darão curso sobre tuberculose e infecção hospitalar. O primeiro para qualquer interessado e o outro para profissionais de saúde de qualquer hospital da região de Botucatu, público ou privado.

Registro de doenças

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HC da Unesp tem em seus registros o panorama regional completo das questões de saúde pública. A seção acompanha diariamente todo o atendimento realizado nos ambulatórios, enfermarias e pronto-socorro do HC. Nesses locais, são atendidos pacientes de várias cidades da região de Botucatu.

A lista oficial de doenças de notificação compulsória, editada pelo Ministério da Saúde, relaciona mais de 40 tipos. Os nomes das moléstias estão disponíveis no site www.funasa.gov.br.

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)