Saúde: Hospital das Clínicas de Botucatu amplia atendimento a portadores de hepatite C

Unidades vinculadas aos Departamentos de Doenças Tropicais e de Clínica Médica têm 800 doentes cadastrados

ter, 06/04/2004 - 14h48 | Do Portal do Governo

O vírus da hepatite C, identificado em 1989, atinge hoje 170 milhões de pessoas no mundo, e cerca de 3,5 milhões de brasileiros. Para melhorar a assistência a pacientes infectados pelo vírus da hepatite C, os ambulatórios de atendimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu (HC) serão ampliados. Isso porque as unidades vinculadas ao Departamento de Doenças Tropicais e ao Departamento de Clínica Médica já têm cadastrados cerca de 800 doentes e recebem média de 20 novos casos por mês.

A maioria das infecções tem sido identificada nos exames realizados entre os doadores de sangue no Hemocentro do HC. O hospital mantém dois locais de atendimento aos pacientes de hepatite C, funcionando em dias diferentes da semana e em prédios diversos, dentro do câmpus da Unesp.

Apesar de não produzir sintomas precoces, a maioria das infecções evolui para casos crônicos que podem levar à cirrose e ao câncer de fígado. A transmissão do vírus se dá pelo contato com sangue contaminado, por transfusão, pelo uso compartilhado de seringas e agulhas ou ainda por meio de ferimentos, tatuagens e piercings.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)