Saúde: Hospital das Clínicas da Unicamp faz seu primeiro pregão presencial

Ganha quem faz a menor oferta. Primeiro pregão aconteceu na segunda-feira. O próximo será na quinta-feira

ter, 11/01/2005 - 21h29 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Unicamp realizou na segunda-feira, dia 10, seu primeiro ‘pregão presencial’ para aquisição de medicamentos de consumo constante.

O pregão foi conduzido pela equipe do departamento de suprimentos do HC e contou com a participação de seis empresas, que disputaram a licitação de cinco itens. A aquisição
de quase 120 mil unidades de medicamentos diversos para o estoque da farmácia do hospital, resultou numa redução de preço de 9,32% na compra de produtos se comparada à ultima aquisição dos mesmos produtos.

Os medicamentos serão utilizados durante o ano. Em pregões presenciais, a média de
economia pode chegar até 30 por cento nas compras.

Nessa nova modalidade de licitação, a redução de custos é o principal diferencial, seja no operacional ou no produto final, já que nas licitações tradicionais vence quem
oferecer a melhor proposta descrita em envelopes fechados. Entre as vantagens dos pregões presenciais está a possibilidade de negociação no momento da licitação, a definição de custo real dos produtos baseada em pesquisa de mercado, a utilização da internet para a complementar documentações pendentes etc.

O ‘pregão presencial’ também dispensa a verificação de todos as descrições e habilitações das empresas participantes, que será exclusiva do vencedor. Com o apoio da internet, os gastos ficam disponíveis no site www.pregao.sp.gov.br, dispensando a publicação dos resultados – até R$ 600 mil – no Diário Oficial do Estado.

No primeiro ‘pregão presencial’ do HC alguns medicamentos foram vendidos a preços comercializados há um ano atrás. A nova modalidade de compra de materiais de consumo
constante deverá ser constante daqui para frente. O próximo pregão será realizado nesta quinta-feira (13) para compra de 30 mil unidades de manta de algodão purificado e 600 mil pacotes de compressa de gazes hidrófila.

Na área de saúde da Unicamp, o Hemocentro foi a primeira instituição a implementar a modalidade do ‘pregão presencial’ com uma média de 2,5 pregões/mês, seguida do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Caism.

Na Unicamp, a primeira área a implantar os pregões presenciais foi a Diretoria Geral de Administração (DGA).

Caius Lucilius da assessoria de Imprensa da Unicamp – ASCO
C.A.