Saúde: Hospital das Clínicas comemora 60 anos nesta segunda-feira

Estado investe R$ 170 milhões na construção do Instituto Doutor Arnaldo

dom, 18/04/2004 - 12h03 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, maior da América Latina, comemora 60 anos nesta segunda-feira, dia 19. O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, às 11 horas, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Depois da cerimônia será entregue as novas alas de radiologia, endoscopia, estudos e transplantes de fígado do hospital. Em seguida haverá vistoria das obras do futuro Instituto Doutor Arnaldo, antigo Instituto da Mulher, com apresentação da maquete final do hospital.

A radiologia do hospital ganhará três tomógrafos multislices, duas ressonâncias magnéticas, três gamas câmaras e um angiógrafo. Com a nova aparelhagem e mudança no local, a ala torna-se uma das mais modernas do mundo.

Já a apresentação da maquete do Instituto Doutor Arnaldo será no 22º andar do edifício, que teve obras retomadas em outubro de 2003. Serão 726 leitos para tratamento a transplantados, doenças infecto-contagiosas, câncer e queimaduras graves, além gestantes de alto risco. A construção, paralisada em 1994, custará R$ 170 milhões ao Estado.

Dos 24 andares do prédio, sete serão destinados para assistência às mulheres. Haverá alas para tratamentos de doenças ginecológicas, acompanhamento de gestação de alto risco e cuidados ao recém-nascido, além de enfermaria, centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e berçário.

O HC, como é conhecido dos moradores de São Paulo, completa seis décadas de existência com a marca de 50 milhões de atendimentos e o nome ligado à excelência em Saúde. Cerca de 25 milhões de atendimentos já foram realizados no ambulatórios do hospital, além de 20 milhões no setor de emergência. Outros cinco milhões de internações já ocorreram.

O evento terá início às 11 horas no Centro de Convenções Rebouças_ avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23 – Cerqueira César, zona oeste da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde