Saúde: Hospital das Clínicas comemora 40 anos de sua Unidade de Transplante Renal

Evento reunirá especialistas brasileiros em transplante renal e médicos ilustres da França e dos Estados Unidos

sex, 30/09/2005 - 12h03 | Do Portal do Governo

Uma iniciativa pioneira que salvou e ainda salva muitas vidas. Assim pode ser definido o trabalho da Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas – que está completando 40 anos de atividade.

Para comemorar a data, a Clínica Urológica do HC promoverá nos dias 7 e 8 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, o evento ‘Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas – 40 anos de uma Escola de Transplante’. Trata-se de um simpósio científico que reunirá nomes ilustres do transplante renal no Brasil e especialistas da França e dos Estados Unidos.

Entre as presenças internacionais estão confirmados A.Osama Gaber (University of Tenessee – Memphis – EUA), Lillian Gaber (University of Tennessee Health Science Center ), Mohammed Sayegh (Harvard Medical School – Boston – EUA), Emilo Ramos (University of Maryland – Baltimore – EUA) e Denis Glotz (Hôpital Saint-Louis – Paris – França).

A programação científica, já definida, contemplará temas como Imunologia, Nefrectomia do Doador, Imunossupressão, Monitorização de Drogas e Profilaxia de Infecções em Transplantes, entre outros.

História

Desde 1998, o número de transplantes no Brasil vem apresentando um crescimento constante graças à implantação de uma política transparente e medidas legais. Segundo a ABTO, Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, este índice positivo está em cerca de 10% ao ano.

Já a Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas, nestas quatro décadas, recebeu e treinou nefrologistas e urologistas ilustres, que acabaram criando novos centros transplantadores pelo Brasil e pela América Latina. Mais da metade dos centros brasileiros teve seus médicos iniciados ou treinados na área de transplante renal nesta unidade.

A Unidade, que se destaca por seu pioneirismo, firmou-se com o esforço e comprometimento do Hospital das Clínicas, mas também por conta da liderança de dois médicos – Prof. Dr. Jerônimo Geraldo de Campos Freire e o Prof. Dr. Emil Sabbaga.

Segundo dados da ABTO, existem 132 equipes transplantadoras de rim ativas no Brasil. Em 2003 foram realizados 3.126 transplantes de rim. Em 2004, o número aumentou para 3.234.

Só neste primeiro semestre de 2005 já foram contabilizados 1669 transplantes. A região Sudeste lidera o número de transplantes realizados, 936, seguida pelas regiões Sul (403), Nordeste (243), Centro-oeste (64) e Norte (23). São Paulo é o Estado que mais realizou transplantes de rim, 629 no total.

Assessoria de Imprensa do HC