Saúde: Hospital das Clínicas atinge a marca de 3.000 transplantes renais

Unidade também é responsável pelo primeiro transplante duplo de coração e rim com sucesso na América Latina

qui, 12/06/2003 - 17h58 | Do Portal do Governo

A Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas/ FMUSP atingiu a marca de 3000 transplantes renais. O Serviço foi responsável pelo primeiro transplante de rim do Brasil, em 21 de janeiro de 1965 e, hoje, está entre os hospitais que mais realizam este procedimento no país.

Nestes 38 anos, a equipe da Divisão de Clínica Urológica desenvolveu grande experiência em transplantes renais de alta complexidade. ‘Tratamos pacientes com graves anomalias do trato urinário inferior, como paraplégicos ou portadores de tuberculose urinária. Neste último caso, é preciso reconstruir a bexiga antes de efetuar o transplante’, explica o Prof. Dr. Willian Nahas, chefe cirúrgico da Unidade de Transplante Renal. ‘Nossos especialistas têm a maior experiência da América do Sul em transplantes renais pediátricos, em crianças a partir de dois anos’, completa o cirurgião.

A paciente Ivaldete Maria da Silva, de 28 anos, conviveu com um problema renal crônico até receber o novo rim, no dia 11 de maio. Ela recuperou-se bem e teve alta no último dia 23. Ivaldete esteve sob os cuidados da Unidade de Transplante Renal, composta por urologistas, nefrologistas, patologistas, psicólogos, assistente social e corpo de enfermagem especializado.

O Hospital das Clínicas também atua na realização de transplantes duplos (rim-pâncreas, rim-fígado). ‘Fomos o primeiro hospital da América Latina a realizar, com sucesso, um transplante duplo de rim e coração, no dia 24 de junho do ano passado’, lembra o Prof. Dr. Sami Arap, diretor da Divisão de Clínica Urológica.

Segundo o Prof. Dr. Luiz Estevam Ianhez, chefe clínico da Unidade de Transplante Renal, as novas drogas imunossupressoras contribuem para o sucesso do transplante de rim. ‘Os medicamentos atuais diminuem bastante a chance de rejeição’.

Como em todo o complexo do Hospital das Clínicas, a Divisão de Clínica Urológica, além de prestar assistência à saúde, tem por finalidades o ensino médico e a pesquisa. Nesse contexto, um grupo de profissionais da Unidade de Transplante Renal desenvolve pesquisas para o aprimoramento das drogas imunossupressoras.

Mais informações: Assessoria de Imprensa – HC/FMUSP
Vanessa Haddad – Tels. 3069-6694/3069-7053/ 9603-3343

GB