Saúde: Hospital das Clínicas abre inscrições para tratamento gratuito contra anabolizantes

Inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 27

sex, 24/09/2004 - 16h08 | Do Portal do Governo

A Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas oferece tratamento psicológico gratuito a pessoas que usam anabolizantes ou estão insatisfeitas com a imagem corporal.

As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 27, e se estenderá até o dia 01 de outubro. Elas podem ser feitas, das 9h às 17 horas, pelo telefone: 3064.3186. As vagas são limitadas.

O tratamento tem previsão de dois meses. Ele contará com oito sessões – uma por semana – que serão realizadas de segunda a sexta-feira, no horário comercial, nas dependências do Centro de Estudos de Psicologia da Saúde, à Rua Amália de Noronha, 276 – próxima à estação Sumaré do Metrô.

A busca do corpo idealizado pela moda pode ter um sentido de proteção e ser uma forma de buscar aceitação social, explica a psicóloga Dra. Mara Cristina Souza de Lucia, diretora da Divisão de Psicologia do Instituto Central do HCFMUSP, que há seis anos investiga a relação das pessoas com a auto – imagem. Segundo ela, a preocupação com a aparência pode gerar frustração, ansiedade, depressão e perda na área social.

Como exemplo, cita pesquisa realizada em 2003, com 700 estudantes da área de saúde entre 17 e 26 anos, em 11 universidades brasileiras, onde constatou – se que três de cada quatro estudantes desaprovavam sua aparência física. Um em cada cinco entrevistados afirmou perder eventos sociais, atrasar-se no trabalho ou não comparecer a aulas por se sentir pouco atraente.

Não é a primeira vez que a Divisão de Psicologia beneficia a população com tratamento psicológico gratuito. Já foram oferecidos tratamento para pessoas com bulimia, anorexia, insônia e compulsão alimentar.

Da Assessoria de Imprensa – Instituto Central do Hospital das Clínicas