Saúde: Hospital Cândido Fontoura comemora 45 anos com projeto de integração social

Instituição lança campanha para sensibilizar a sociedade nesta terça-feira, dia 30

seg, 29/09/2003 - 13h15 | Do Portal do Governo

O Hospital Infantil Cândido Fontoura, referência em atendimento pediátrico na zona leste da capital, comemora nesta terça-feira, dia 30, 45 anos de atividade, com o lançamento de campanha para sensibilizar a sociedade. O objetivo é montar um corpo de voluntários para fazer atendimento social aos pequenos pacientes.

Recepcionar crianças e familiares no pronto-socorro e orientá-los sobre questões de saúde e cuidados básicos serão algumas das funções dos futuros voluntários. Eles também desenvolverão atividades recreativas com as crianças, como leitura e brincadeiras. O intuito do hospital, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, é conseguir pelo menos 50 pessoas.

Interessados em participar do programa de voluntariado devem se ter mais de 18 anos. Para se inscrever é preciso procurar a direção da instituição, que fica na Rua Siqueira Bueno, 1.757 – Água Rasa.

Serviço pedagógico

O Cândido Fontoura contempla 13 especialidades médicas, entre elas cardiologia e neurologia. São 115 leitos, divididos entre as enfermarias pediátricas e para adolescentes, berçário patológico, cirurgia infantil, UTI infantil e neonatal e leitos para pacientes com doenças infecciosas. O ambulatório de especialidades atende aproximadamente 200 pacientes por dia e o pronto-socorro, faz, em média, 400 consultas diárias.

Além do apoio médico e social, o hospital mantém serviço pedagógico-educacional e a classe hospitalar – serviço que mantém um professor no hospital para auxiliar crianças em idade escolar. Além disso, os pequenos pacientes dispõem de uma brinquedoteca, onde ficam sob os cuidados de um terapeuta ocupacional.

Hospital Infantil

O hospital foi fundado no ano de 1958, com o nome Jânio Quadros, então governador da cidade. O objetivo era atender a crianças carentes com quadro de diarréia, desidratação e broncopneumonia. Depois, ganhou o nome de Cândido Fontoura, em homenagem ao farmacêutico que se dedicava a crianças carentes.

Da Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Saúde
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)