Saúde: Hospital Brigadeiro faz exame de prevenção da osteoporose

Diagnóstico gratuito da doença será feito durante esta semana

seg, 25/08/2003 - 14h01 | Do Portal do Governo

Durante toda esta semana, o Hospital Brigadeiro, em parceria com a indústria farmacêutica Eli Lilly, vai promover a I Semana de Prevenção da Osteoporose. A ação tem como objetivo diagnosticar e tratar a doença, além de promover palestras abertas ao público.

Entre os dias 25 e 29 de agosto, testes de calcâneo serão oferecidos gratuitamente a mulheres já inscritas na I Semana de Prevenção da Osteoporose do hospital com idade acima de 45 anos.

Elas deverão comparecer ao hospital, em dia e hora pré-estabelecidos, para responder a um questionário e fazer o teste de calcâneo, visando a detecção da osteopenia (estágio inicial da osteoporose) ou da osteoporose.

Após uma semana, as pacientes voltarão ao hospital para uma consulta médica, previamente agendada no dia do exame, para saber o resultado e, em caso positivo, pegar a prescrição médica. Os tratamentos serão realizados com medicamento produzido pela Eli Lilly e que poderão ser retirados na própria farmácia do hospital.

A osteoporose torna os ossos frágeis e facilmente sujeitos a fraturas por pequenos traumas. Atinge uma em cada quatro mulheres e um em cada oito homens e é um sério problema de saúde pública. Pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte. É conseqüência da perda de tecido ósseo, o que ocorre mais intensamente após a menopausa. Os custos de tratamento são altos e o impacto sócio-econômico é importante. Assim sendo, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas.

Dia 28, quinta-feira, médicos farão uma palestra aberta ao público comentando métodos de prevenção da doença, alimentação e exercícios físicos. Dia 29, sexta-feira, o reumatologista da UNICAMP, João Francisco Marques Neto, encerrará a I Semana de Prevenção da Osteoporose do Hospital Brigadeiro com uma palestra somente para médicos sobre “Resistência Óssea: Fisiopatologia e mecanismos de ação e atuação de drogas”.

O Hospital Brigadeiro fica na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2651.

C.C.