Saúde: Hospitais estaduais de Diadema, Pirajussara e Sumaré recebem certificado de qualidade

No Brasil, as três instituições fazem parte da lista de apenas quinze que obtiveram o título

sáb, 19/07/2003 - 13h20 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Os hospitais estaduais paulistas de Diadema, Pirajussara e Sumaré receberam o certificado de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade vinculada ao Ministério da Saúde. No Brasil, as três instituições fazem parte da lista de apenas quinze premiadas com o título.

A entidade oferece o certificado depois de avaliar o conjunto de padrões previamente estabelecidos. O objetivo é aprimorar a qualidade da assistência à saúde no País.

Para receber o reconhecimento de qualidade, os três hospitais estaduais passaram por avaliações nos setores de limpeza, materiais e estrutura no atendimento da pediatria, maternidade, laboratório, ultra-sonografia e radiologia. O atendimento ao paciente também foi analisado.

Esses estabelecimentos são gerenciados por organizações sociais, modelo que vem sendo adotado pelo governo estadual e tem mostrado resultados positivos. Outra exigência é que as instituições se mantenham atualizadas e busquem interação entre as áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e também de docência e pesquisa.

‘O certificado mostra que o trabalho no hospital é bem feito. É o reconhecimento da qualidade oferecida à população”, afirma o diretor do hospital de Diadema, Nacime Salomão Mansur.

Hospitais com título da ONA

Inaugurado em 1999, o Hospital Geral de Pirajussara é gerenciado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem 282 leitos e 1.200 funcionários. É referência de saúde para as regiões de Osasco, Embu, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.

O Hospital Geral de Diadema foi inaugurado em 2000 e também é gerenciado pela Unifesp. Com 270 leitos, atende a moradores dos municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Sob a administração do Hospital das Clínicas da Unicamp desde março de 2000, o Hospital Estadual de Sumaré tem 264 leitos e beneficia 600 mil pessoas residentes nas regiões de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor e Santa Bárbara D´Oeste. Há dois anos realiza mensalmente cinco mil consultas de emergência, 800 cirurgias e 12 mil consultas ambulatoriais programadas.

(LRK)