Saúde: Hospitais da USP estréiam comunicação de dados por fibra óptica

Sistema que começa a funcionar nesta quarta-feira torna procedimentos mais rápidos e precisos

qua, 03/03/2004 - 12h31 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas e o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) estréiam um canal contínuo de comunicação em alta velocidade nesta quarta-feira, dia 3, em iniciativa da Faculdade de Medicina da universidade.

O objetivo é distribuir o atendimento, tornando-o mais eficaz, reduzindo custos e evitando o deslocamento desnecessário de pacientes para centros especializados. O sistema também deve permitir a capacitação e aprimoramento médico, com debates sobre casos complexos e a transmissão de cursos e procedimentos a distância, além de viabilizar a prática das especialidades médicas por meio da teleassistência online. O canal utilizará a Rede USP Net, uma estrutura de fibras ópticas que interliga unidades da universidade.

“Com o novo sistema, mesmo distantes dos professores, os alunos de medicina que trabalham em centros populares de saúde poderão tirar dúvidas com os docentes, no momento do tratamento”, disse o coordenador da disciplina de telemedicina da FMUSP, Chao Lung Wen, à Agência FAPESP. Para isso, será utilizado o Cyber Ambulatório, um ambiente de atendimento virtual onde estudantes e professores discutem a distância a conduta médica a ser adotada com o paciente.

O canal exclusivo ajudará também a alunos que precisam fazer estágios nos dois hospitais. “Eles poderão, por exemplo, desenvolver estudos no Hospital Universitário e, no mesmo dia, obter um treinamento especializado com professores do Hospital das Clínicas, por meio de videoconferências”, disse Wen.

A integração entre o Hospital das Clínicas e o Hospital Universitário contribui para a expansão da Estação Digital Médica, da USP, lançada em junho de 2003. A iniciativa oferece serviços como capacitação profissional por meio de programas de educação a distância, orientação de médicos de unidades básicas de saúde por especialistas de centros de referência e cooperação entre universidades para desenvolvimento de pesquisas conjuntas.

Por Thiago Rometo
da Agência FAPESP