Saúde: Hemoterapia do Servidor Público renova equipamentos e instalações

Modernização significa mais segurança e qualidade do sangue oferecido aos pacientes do HSPE

sex, 13/02/2004 - 10h20 | Do Portal do Governo

A modernização do serviço de Hemoterapia/Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) já é uma realidade. Os dois projetos propostos pelo seu diretor, Dr. José Augusto Barreto, via Secretaria da Saúde para o Programa Nacional de Modernização da Hemo-Rede Pública, da qual o Iamspe faz parte como Hemonúcleo, tiveram aprovação do Ministério da Saúde. O resultado foi a substituição dos equipamentos existentes por outros de última geração. Ao total chegaram 38 aparelhos, entre eles um irradiador de sangue, duas centrífugas refrigeradas homogeneizadores de sangue, seladoras de bolsas de sangue, refrigeradores, carrinho de emergência, dois fluxos laminares e duas centrífugas de bancada, no valor de quase R$ 1 milhão, sem qualquer custo para o Iamspe.

‘Posso afirmar que os novos equipamentos, o processo de informatização e as reformas executadas na área física transformaram o Serviço de Hemoterapia do HSPE em um dos mais bem aparelhados do Brasil. Essa modernização significa ainda mais segurança e qualidade do sangue oferecido aos pacientes do Iamspe’, diz o Dr. Barreto. O próximo objetivo do diretor é viabilizar uma consultoria para que o Serviço institua as normas necessárias para a obtenção do certificado de qualidade – ISO 9000. ‘É uma meta plenamente alcançável no prazo de um ano dentro das condições atuais de funcionamento do Serviço de Hemoterapia, se não houver nenhum imprevisto’, prevê.

Para se ter um exemplo dessa modernização, o diretor informa que o Serviço de Hemoterapia do HSPE é um dos poucos no Brasil que possui um irradiador sangue, usado em pacientes que podem desenvolver uma doença grave e na maioria das vezes fatal, chamada doença do enxerto contra o hospedeiro transfusional (GVHD-TA). O equipamento irradia concentrado de plaquetas e de hemácias, com a finalidade de destruir os linfócitos existentes nas bolsas doadas e que podem ocasionar GVHD-TA em pacientes, por exemplo, com leucemia.

O Serviço de Hemoterapia tem em funcionamento um ambulatório transfusional, o que evita que o paciente seja internado para receber transfusão. Além do irradiador, a Hemoterapia ainda dispõe, entre outros, de equipamento de aférese que realiza a coleta de células tronco (Stem-Cell) em pacientes indicados para fazer transplante autólogo de medula, bem como coleta de plaquetas e plasmaferese terapêutica. Também conta com um equipamento para recuperação do sangue durante grandes cirurgias (Cell Save), a fim de coletar e tratar este sangue para ser devolvido ao paciente, evitando-se as transfusões.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

(LRK)