Saúde: Hemocentro da Unicamp obtém nova certificação

Conquista possibilita melhorias na medição, análise de processos e resultados

qua, 31/03/2004 - 12h21 | Do Portal do Governo

O Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) obteve a recertificação na norma ISO 9001, versão 2000. Isso significa que a unidade mantém-se de acordo com normas de qualidade estabelecidas internacionalmente. A conquista possibilita melhorias na medição, análise de processos e resultados.

A nova certificação inclui, entre outras atividades, a captação e recepção de doadores, coleta de sangue, produção de hemocomponentes, transfusão de componentes sangüíneos e exames laboratoriais de rotina hematológica e de hemostasia.

O Hemocentro da Unicamp, quinto no Brasil a ter a IS0 9001, iniciou o processo de certificação em 1997, embora os trabalhos efetivos tenham começado dois anos depois. A unidade atende a 44 municípios.

O Bureau Veritas Quality International (BVQI ) foi o órgão responsável pelas duas certificações, a primeira em 2002. A ISO é uma federação mundial, não-governamental, integrada por entidades nacionais de normatização. Com sede em Genebra, na Suíça, é composta por mais de cem países, representando 95% da produção mundial. A certificação é obtida com base em auditorias semestrais, que avaliam a manutenção e a conformidade das ações ante a norma ISO 9001/2000.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)