Saúde: Hemocentro abre suas portas para visitas de alunos das escolas estaduais

Programa visa estimular a cultura de doação de sangue

qua, 18/06/2003 - 18h28 | Do Portal do Governo

As secretarias de Estado da Educação e da Saúde e a Fundação Pró – Sangue – Hemocento de São Paulo, estão realizando ações junto à comunidade para prestarem esclarecimentos sobre a importância da doação voluntária de sangue e consequentemente, estimular o aumento do número de doadores voluntários. Para isso, ainda este ano estão programadas 28 visitas de escolas, estimando um total de 1,6 mil estudantes beneficiados.

O projeto visa trazer grupos de até 60 jovens com idade superior a 15 anos do Ensino Médio para visitas monitoradas ao Hemocentro de São Paulo. O Hemotour será conduzido por profissionais e por elementos do corpo de voluntários da Fundação Pró-Sangue.

A próxima visita será no dia 23 de junho com 120 alunos da escolas estaduais Professor Carlos Ferreira de Moraes e Alberto Kenworthi, às 8h00 e 13h30 respectivamente No dia 30 será a vez da escola Pastor e Vereador Antônio Grotkowsky, com a presença de duas turmas, uma de manhã às 8h00 e outra às 13h30.

O objetivo é disseminar a cultura da doação voluntária de sangue na família dos jovens e na comunidade onde vivem, além de prepará-los para se tornarem futuros doadores. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o ‘ciclo do sangue’, analisar a situação da doação no Estado e conhecer componentes e funções.

A turma de alunos, acompanhada de seu professor ou outro profissional da escola, será recebida no Anfiteatro da Fundação Pró-Sangue-Hemocentro de São Paulo, onde será oferecido um lanche de boas vindas para a atividade que tem duração de duas horas.

A visita tem uma programação variada com palestras, apresentação de vídeos, visitas monitoradas às instalações de triagem e coletas e execuções de tarefas em grupos.

Os assuntos abordados nas palestras são divididas em eixos: a questão da doação de sangue em São Paulo, no Brasil e no Mundo; o que é hemocentro, sua organização e funções; a missão e responsabilidade da Fundação; quem precisa de transfusão de sangue; a importância do hábito da doação voluntária; os componentes e as funções do sangue; a destinação de cada componente do sangue; o ‘ciclo do sangue’ com trajetória desde a escolha do doador até a transfusão no receptor (fracionamento do sangue em componentes, armazenamento, distribuição e transfusão); e a garantia da segurança da transfusão.

O projeto poderá trazer a médio e longo prazo, resultados valiosos para a constituição de cidadãos conscientes de sua responsabilidade social. Principalmente por estar direcionado a alunos com idade a partir de 15 anos, fase onde os valores e conceitos do indivíduo estão se formando.

As escolas públicas e privadas poderão se informar gratuitamente através do telefone (11) 3061-5544, ramal 224. Para escolas estaduais o telefone é da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) da Secretaria de Estado da Educação (3327-4253).

Situação do Sangue no Brasil

Enquanto em países europeus cerca de 8% da população tem o hábito de doar sangue regularmente, no Brasil menos de 1,5% da população já fez alguma vez na vida e quase sempre por pessoas que têm parentes ou amigos hospitalizados.

Outro problema são os preconceitos que acabam afastando potenciais doadores . A desinformação atinge os Bancos de Sangue brasileiros que, de fato, oferecem alto padrão de qualidade e condições tecnológicas e de higiene comparadas aos dos mais avançados países do mundo.

M.J.