Saúde: HEB realiza primeiras cirurgias cardíacas pediátricas

Hospital Estadual coloca em funcionamento um serviço inédito em Bauru e na região

qui, 08/04/2004 - 20h41 | Do Portal do Governo

Há cerca de 20 dias a equipe de cirurgiões e cardiologistas pediátricos do Hospital Estadual Bauru, realizou a primeira intervenção do tipo na instituição. Outra foi realizada há dois dias. As duas crianças passam bem.

A primeira cirurgia cardíaca pediátrica do HEB foi feita em um recém-nascido, de 5 dias de vida. Ele nasceu prematuramente no dia 19 de março e apresentou uma grave cardiopatia cianótica (doença cardíaca congênita que deixa a criança com coloração roxeada) e o único tratamento é o cirúrgico. A intervenção durou cerca de 1h30 e foi realizada no dia 24 de março. Na tarde desta quinta-feira, dia 8 o recém-nascido teve alta hospitalar depois de passar por novos exames e avaliação médica.

A outra cirurgia foi realizada há dois dias em um garoto de 9 anos, residente em Brotas, que ainda está na UTI pediátrica do Hospital. O menino também possuía uma cardiopatia congênita que iria trazer sérios problemas na vida adulta. O garoto começou a apresentar dores no peito e falta de ar. Em dezembro, a mãe procurou o serviço de saúde em Brotas e depois de vários exames ele foi encaminhado para os especialistas os especialistas do HE.

Com essas cirurgias, o Hospital Estadual Bauru coloca em funcionamento um serviço inédito em Bauru e na região. A partir de agora, os pacientes cardíacos pediátricos com indicação cirúrgica da regional DIR-10 não precisarão mais ser deslocados para a capital ou São José do Rio Preto, por exemplo. Respeitando o planejamento da Secretaria de Estado da Saúde e DIR 10, com a integração das administrações dos Hospitais que prestam serviço ao SUS, o Hospital Estadual Bauru se tornará referência no estado em cirurgia cardíaca pediátrica e o Hospital de Base firma posição de referência estadual em cirurgia cardíaca em adultos.

A equipe de cirurgia cardíaca do HEB é formada pelos médicos cardiologistas pediátricos Fábio Joly e Ana Paula Nogueira; cirurgiões Antonio Sérgio Martins (coordenador – 14-97752315), Jean Pierre Nogueira e Júlio Vidotto; além dos pediatras José Ernesto Trigo e Ana Márcia Vasconcelos.