Saúde: HC terá área especial para pacientes de transplantes

Verba para obras civis permitirá o inicio de reforma e adaptação de um espaço pertencente à antiga UTI do HC

ter, 06/01/2004 - 17h40 | Do Portal do Governo

Com recursos repassados pelo Ministério da Saúde, e que estavam previstos no orçamento de 2003, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu deverá implantar uma área especial para atendimento aos pacientes de transplantes de rins, pâncreas e fígado, além de criar um banco de olhos.

A verba para as obras civis, no total de 115 mil reais, foi liberada nos últimos dias de dezembro, permitirá o inicio de reforma e adaptação de um espaço pertencente à antiga UTI do HC.

Nessa área serão instaladas uma enfermaria de isolamento, com 5 leitos; uma unidade de enfermagem de apoio; uma sala de administração para a Organização de Procura de Órgãos, e a central para exame e preparação de córneas. A enfermaria de isolamento atenderá aos pacientes que venham a ter complicações na fase pós-operatória, uma vez que os pacientes de transplantes, em situações normais, são abrigados, após o procedimento cirúrgico, na UTI de adultos ou na UTI pediátrica do HC.

O Hospital das Clínicas da Unesp/Botucatu realiza, desde 1987, transplantes renais em uma média de dois procedimentos por mês, e com um total, até o final do ano passado, de 240 transplantes executados. Em 2003, o HC teve suas equipes credenciadas para a realização de transplantes hepáticos.