Saúde: HC tem novo centro de diagnóstico de doenças da mama

Instalação do serviço ampliou de 60 para 100 o número de pacientes atendidas por dia

qui, 05/12/2002 - 13h31 | Do Portal do Governo

Mamografias, biópsias e exames de ultra-sonografia são realizados no novo Centro de Diagnóstico por Imagem das Doenças da Mama (Cedim) do Hospital das Clínicas. Agora, as pacientes fazem os exames gratuitamente em um único local e obtêm o resultado com mais rapidez. Além do atendimento, mais ágil e personalizado, o Cedim tem condições de resolver as anomalias mais simples, como pequenos nódulos de até 1,5 cm.

Os casos mais complicados são encaminhados para cirurgia ou outros procedimentos pela equipe profissional multidisciplinar, depois da preparação do diagnóstico (tamanho e identificação se benigno ou maligmo) e localização exata do tumor. Esse trabalho apressa o tratamento, evita repetição de tarefas e dá suporte ao cirurgião.

A reunião de todos os equipamentos em um mesmo lugar e a aquisição de outros com tecnologia avançada, possibilitaram ampliar o número de exames realizados, inclusive de ressonância magnética. Antes eram atendidas cerca de 60 mulheres por dia, hoje mais de 110 pacientes passam pelo Centro. O tempo de todo o processo de marcar exame, passar pelos médicos e receber o diagnóstico foi reduzido de seis meses para 30 dias.

Equipamentos e parcerias

Instalado no 3º andar do Instituto de Radiologia, em uma área de 130 m², o serviço tem três mamógrafos para exames de rastreamento e diagnóstico e dois equipamentos de ultra-sonografia de alta resolução com doppler colorido que permitem ao médico visualizar melhor as artérias e veias. Há também um mamótomo para biópsia diagnóstica.

O Cedim é resultado de ações conjuntas do Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas e Instituto de Radiologia e Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP. O projeto teve apoio das empresas Siemens, que colaborou em parte da construção civil, e da Kodak, com equipamentos para revelação de filmes.

Serviço:
O Cedim fica na Avenida. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255, 3º andar, e faz parte do Complexo do HC.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa do HC