Saúde: HC realiza nova etapa da campanha contra a catarata

Será no próximo sábado, dia 19

qua, 16/10/2002 - 9h15 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo realiza neste sábado, dia 19, mais uma etapa da Campanha de Catarata e Retinopatia Diabética, com o objetivo de reduzir o número de deficientes visuais na população mais carente da Capital.

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado advém a cegueira.

O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. Normalmente, a catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos. Apesar de ser um tipo de cegueira curável, ainda existem no mundo todo quase 20 milhões de pessoas cegas de catarata.

No dia da campanha, os pacientes serão triados e aqueles com diagnóstico de catarata realizarão os exames oftalmológicos necessários, sendo marcada a cirurgia de imediato. Para serem atendidos, os pacientes deverão apresentar CPF e RG. O atendimento será das 7 às 12 horas.

Não há necessidade de pernoite na fila, pois todos serão atendidos. Para facilitar o atendimento, o Hospital das Clínicas está montando um posto de triagem no Poupatempo Itaquera (localizado nas estação do Corinthians-Itaquera do Metrô).

Mais informações: (0XX11)3069-6289