Saúde: HC realiza mutirão de cirurgia de tireóide

Mutirão será neste sábado, dia 1º de outubro

qua, 28/09/2005 - 10h38 | Do Portal do Governo

O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da USP vai realizar no dia 1º de outubro o primeiro mutirão de cirurgia (não-emergencial) de tireóide.

A iniciativa visa a melhorar os procedimentos e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes do hospital. No dia 8, será realizado novo trabalho. A glândula tireóide é responsável pela produção de hormônios imprescindíveis ao organismo humano. Seu aumento, chamado de bócio, pode levar a deformações estéticas e à compressão das vias respiratórias. Tumores benignos e malignos também ampliam o tamanho da tireóide. Somente a operação resolve o problema.

A acão será em conjunto com os serviços de endocrinologia e anatomia patológica. Na primeira etapa, 30 pacientes serão beneficiados com o programa. Todos foram convocados pela administração do hospital. O mutirão será coordenado pelo professor Alberto Ferraz, titular do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço, e conta com o apoio do conselho diretor e da diretoria-executiva do Instituto Central do HC.

Da Assessoria de Imprensa do HC