Saúde: HC realiza exames gratuitos e oferece orientação sobre Hipertensão

Atividades serão realizadas na próxima sexta, dia 25, Dia Nacional de Combate e Prevenção à doença

ter, 22/04/2003 - 9h27 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, o Hospital das Clínicas, na Capital paulista, estará realizando gratuitamente, das 8 às 16 horas, medição da pressão arterial e fornecendo orientação à população sobre a prevenção e os riscos da hipertensão.

O evento, que será realizado pelo segundo ano consecutivo, conta com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Funcor), da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é o principal fator de risco para acidentes cardiovasculares, afetando de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos, no País. ‘O evento tem como objetivo incentivar as pessoas a medirem sua pressão com freqüência para diagnosticar precocemente a doença e evitar possíveis complicações futuras. As medições serão realizadas por meio de aparelhos automáticos. O indivíduo que estiver com a pressão alterada será orientado a procurar um serviço de saúde e o que estiver com a pressão muito elevada será encaminhado ao pronto socorro do Hospital’, explica Décio Mion, professor livre docente, chefe da Liga de Hipertensão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Em 2002, cerca de 1.500 pessoas passaram pelo evento. Este ano, estima-se que este número se mantenha ou aumente em 10%. ‘O evento é dirigido para a população em geral, até funcionários e pacientes do hospital’, afirma Mion.

Para participar da atividade, dez profissionais estarão à disposição da população: auxiliares, enfermeiras e médicos que compõem a equipe do próprio Hospital das Clínicas, juntamente com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo USP.

Hipertensão

A hipertensão é um estado alterado de saúde no qual a pressão do sangue permanece acima das medidas consideradas normais por um período longo de tempo. Durante cada batimento cardíaco, o músculo do coração se contrai para impulsionar o sangue pelo corpo. A pressão produzida pelo coração é mais alta quando ele se contrai, o que é conhecido como pressão sistólica (maior valor). Quando o coração relaxa, antes de sua próxima contração, a pressão está no seu nível mais baixo, é conhecida como pressão diastólica (valor mais baixo). Em termos gerais, pode-se definir a hipertensão arterial, como as medidas acima de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) para a pressão sistólica. Acima de 90 mmHg para a pressão diastólica.

A hipertensão, que chega a atingir 30 milhões de brasileiros, pode levar a eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, angina (dor aguda no peito), insuficiência cardíaca, insuficiência renal e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Sabe-se que cerca de 85% dos pacientes que sofreram AVC e cerca de 40 a 60% dos pacientes que sofreram infarto do miocárdio são hipertensos.

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão
Local:
Hospital das Clínicas – Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, 4º andar – prédio dos ambulatórios – Cerqueira César, São Paulo/SP
Horário: das 8 às 17 horas
Informações: (11) 3069-6000

Da Assessoria de Imprensa do HC

C.C.