Saúde: HC promove eventos no mês das crianças

Crianças do Instituto Central do Hospital das Clínicas terão programação cultural e presentes em outubro

ter, 05/10/2004 - 15h41 | Do Portal do Governo

Contadores de estórias, teatro de fantoches, distribuição de brinquedos e inauguração de espaços lúdicos para atender as crianças internadas são algumas das ações a serem promovidas pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, em outubro, Mês das Crianças.

O objetivo do Instituto é resgatar o bem estar infantil. As crianças ficam mais descontraídas, perdem o medo do ambiente hospitalar e o atendimento clínico pode ser aplicado com maior eficiência, explica o diretor executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da FMUSP, Waldemir Rezende.

De acordo com programação das coordenadorias de Hospitalidade e de Humanização, às quartas e sextas-feiras, os contadores de estórias estarão divertindo a criançada, a partir das 15 horas. Eles irão percorrer as unidades de internação em busca de sorrisos e também recuperar a vontade de brincar das crianças. Haverá ainda distribuição de brinquedos, às sextas –feiras do mês.

Nos dias 21 e 28, o teatro de fantoches irá substituir o discurso convencional na hora das refeições. Os bonecos, em formas de frutas, legumes e verduras, explicarão aos pequenos a importância e as vantagens das dietas oferecidas. Itinerante, o teatro, idealizado pela Divisão de Nutrição e Dietética do hospital, deverá atingir cerca de 250 crianças internadas nas alas de queimados, neurologia, urologia, transplante de medula óssea, endocrinologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, nas sessões das 10h40 e 14 horas.

No dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Divisão de Nutrição e Dietética irá elaborar cardápio especial. No café da manhã, serão servidas bolachas decoradas.

Dois espaços lúdicos também foram inaugurados no último dia 5, como parte das comemorações. Um na unidade de internação da Neurologia e outro na unidade de internação da Urologia. Com desenhos supercoloridos nas paredes, jogos e brinquedos, os espaços visam à humanização do ambiente hospitalar.