Saúde: HC promove campanha de exames oftalmológicos em 4 mil estudantes da rede pública

Alunos com problemas de visão receberão óculos de graça

qua, 18/05/2005 - 10h39 | Do Portal do Governo

No próximo fim de semana, dias 21 e 22 de maio, cerca de 4 mil estudantes do ensino fundamental, de 153 escolas públicas de São Paulo, serão submetidos a exames oftalmológicos no Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP.

Os alunos com diagnóstico de miopia ou astigmatismo irão receber os óculos de graça, num prazo de 30 dias. As consultas irão acontecer no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central (Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, Cerqueira César, próximo à estação Clínicas do Metrô). Em todos os casos, os estudantes passaram por uma seleção em suas respectivas escolas.

Os exames fazem parte da Campanha Olho no Olho, desenvolvida pela Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, secretarias estadual e municipal de Educação, Secretaria Estadual da Saúde, Hospital Albert Einstein, Rotary Clube, Fundação Faculdade de Medicina e Fedex.

Os objetivos são identificar e prevenir a deficiência visual nos alunos, contribuindo para a diminuição dos índices de evasão escolar, uma vez que problemas visuais pré-existentes podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que 6% dos alunos do ensino fundamental (1ª a 2ª séries) apresentam deficiências visuais e necessitam de medidas corretivas urgentes.

‘Criança que não enxerga bem, vai mal no aprendizado, sente-se discriminada perante os amigos, recebe reclamações da professora e acaba sofrendo repreensão pelos pais, por um problema do qual não tem culpa’, explica o professor Newton Kara José, titular da disciplina de Oftalmologia da FMUSP e diretor da Clínica de Oftalmologia do Hospital das Clínicas.

O professor Newton Kara José também anunciou que até agosto 21 mil alunos deverão ser beneficiados com a campanha no Hospital das Clínicas.

Programação

A programação prevê o atendimento de 2 mil estudantes no sábado, a a partir das 8 horas. No domingo, serão atendidas mais 2 mil crianças. Para os exames, serão mobilizados 200 profissionais por dia, que submeterão os alunos a oito tipos de exames. Após a consulta, as crianças experimentarão as armações de óculos no próprio HC e, num prazo de 30 dias, receberão os óculos nas respectivas escolas.

Instituto Central do Hospital das Clínicas
Assessoria de Imprensa

(LRK)