Saúde: HC inaugura laboratório de investigação em dermatologia e imunodeficiência

Inauguração será na sexta-feira, dia 2

qua, 31/03/2004 - 14h43 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas inaugura na sexta-feira, dia 2, às 9h30, as novas instalações e equipamentos do Laboratório de Investigação em Dermatologia e Imunodeficiência (LIM-56). A unidade trabalhará com novas técnicas, como citometria de fluxo e biologia molecular, no âmbito de seqüenciamento genético. Isso permitirá maior eficiência no diagnóstico de doenças dermatológicas, neoplasias de pele e imunodeficiências em geral, entre elas a aids.

Com as inovações, os pesquisadores do Departamento de Dermatologia conseguirão estudar melhor os mecanismos das doenças dessa área, entre elas as “bolhosas” e também as relacionadas ao vírus HTLV. O laboratório facilitará, ainda, diagnóstico e acompanhamento de pacientes com papiloma vírus (HPV) e hepatite C, a partir do uso do Real Time PCR, um dos novos equipamentos instalados.

O LIM-56 é um dos 62 laboratórios de investigação médica do complexo do HC e ocupa o terceiro andar do prédio 2 do Instituto de Medicina Tropical (IMT). O andar foi reformado e equipado com apoio da Fapesp, Fundação Faculdade de Medicina, Superintendência do HC e iniciativa privada.

No laboratório, são realizados exames especializados, necessários à complementação de diagnóstico e tratamento de pacientes do HC. Anualmente, são realizados no LIM-56 mais de 7 mil exames de fenotipagem de linfócitos, 6 mil quantificações de carga viral do HIV-1, por biologia molecular, e cerca de 500 genotipagens de HIV.

Entre as técnicas de rotina empregadas para diagnóstico e investigação de doenças imunológicas estão as de cultivo de células (linhagens celulares) e imunoquímica (Elisa, Wester blotting e dosagens de biologia molecular). Essas tecnologias são utilizadas para atender a pacientes do ambulatório e da enfermaria do Serviço de Dermatologia do HC e de outros setores.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)