Saúde: HC inaugura centro de diagnóstico por imagem para doenças da mama

O novo centro reduz o tempo de espera para exames de diagnóstico de seis meses para trinta dias

ter, 19/11/2002 - 18h11 | Do Portal do Governo

Com o Centro de Diagnóstico por Imagem das Doenças da Mama, o Instituto de Radiologia e a Clínica de Ginecologia do Hospital das Clínicas unificam suas rotinas, aumentam a capacidade de atendimento aos pacientes do hospital com doenças da mama e, além do atendimento ágil e personalizado, reduzem o tempo de espera para os exames de diagnóstico de seis meses para trinta dias.

Nesta quarta-feira, dia 20, o HC inaugura o Centro de Diagnóstico por Imagem das Doenças da Mama – CEDIM. Instalado no 3º andar do Instituto de Radiologia, ocupando uma área de 130 m2, o serviço vai contar na sua nova estrutura com três mamógrafos para exames de rastreamento e diagnóstico; dois equipamentos de ultra-sonografia de alta resolução e dopller colorido, um mamótomo para biópsia diagnóstica e uma equipe de sete médicos especialistas e pós-graduandos permitindo a realização de exames complementares, de imediato.

A nova unidade consolida importante parceria do InRad ( Professor Giovanni Guido Cerri) com a Clínica Ginecológica (Professor José Aristodemo Pinotti), criando-se um Núcleo de Resolução Diagnóstica de Doenças da Mama – NURDIM que agilizará significativamente o atendimento em um hospital público e permitirá um atendimento diferenciado aos pacientes que terão acesso a uma equipe de especialistas, inclusive na área de ressonância magnética de mama reunindo o que há de mais atual em atendimento multidisciplinar.

Esse projeto teve início há quatro anos, quando o Serviço de Mamografia do InRad formou uma equipe especializada para trabalhar em conjunto com a área de Ginecologia do HC. Esse trabalho resultou em um atendimento integrado, rápido e racional para o paciente, com capacidade de resolução desde o diagnóstico até a cirurgia, se necessário.

A vantagem do CEDIM, ao agregar os métodos, disponibilizando equipamentos e recursos no mesmo espaço físico será a agilização de todos os exames e procedimentos, diminuindo o tempo de espera em média de seis meses para trinta dias e também o aumento do número de pacientes atendidas, cerca de 110/dia para realização de mamografias, exames de ultra-som e biópsias.

Na área de ensino e pesquisa, a qualidade desse trabalho se reflete na produção científica dos profissionais envolvidos que já somam várias publicações em revistas nacionais internacionais de porte, e que estará crescendo com o aperfeiçoamento desse centro de diagnóstico que já pode ser equiparado aos melhores do mundo, na sua área de referência.

Obra

A obra para instalação do CEDIM, realizada em tempo recorde de três meses e a aquisição de equipamentos dotados de tecnologia de ponta, é o resultado de ações conjuntas do Ministério da Saúde – REFORSUS, do Governo do Estado de São Paulo, da Alta Administração do Hospital das Clínicas, do Instituto de Radiologia e Disciplina de Ginecologia do HC-FMUSP e empresas parceiras.


Serviço
Data: 20/11/02
Hora: 8h30
Local: CEDIM – Instituto de Radiologia – 3º andar
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255
Cerqueira César – São Paulo