Saúde: HC é premiado na Suíça com pesquisa sobre linfoma gástrico

A pesquisa, realizada pelo Departamento de Gastroenterologia, em colaboração com a disciplina de Hematologia, atingiu 103 casos de pacientes assistido

qua, 27/10/2004 - 19h07 | Do Portal do Governo

Um estudo inédito sobre os padrões de tratamentos do Linfoma Gástrico Primário administrados no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, nos últimos 20 anos, recebeu o primeiro lugar no 14th World Congress da IASG – International Association of Surgeons and Gastroenterologists, realizado no mês de setembro em Zurique, na Suiça, após concorrer com 303 documentos científicos de especialistas de todo o mundo.

A pesquisa, realizada pelo Departamento de Gastroenterologia, em colaboração com a disciplina de Hematologia, atingiu 103 casos de pacientes assistidos no HC. O estudo levou em consideração a idade do paciente, as distribuições e características do tumor , o fluxo interno do paciente no hospital e os tipos de tratamentos oferecidos pelas especialidades envolvidas.

Intitulada Frequencies, Distribution na Treatment Patterns of Primary Gastric Lymphoma at the University of São Paulo Medical School, a pesquisa apontou alterações significativas no encaminhamento do paciente e nos tratamentos oferecidos pelas várias clínicas médicas do Hospital das Clínicas, nos últimos 20 anos. Fatores considerados relevantes na decisão final do tratamento da patologia que, segundo os pesquisadores, superaram, inclusive, as características da própria malignidade.

O tratamento do linfoma gástrico primário ainda é tema de grande controvérsia da comunidade científica. O tratamento não é padronizado ou protocolado nos principais centros de saúdo do mundo, com raras exceções. A cirurgia foi sempre considerada o tratamento clássico inicial. No entanto, existe tendência favorável à aplicação da quimioterapia primária, seguida ou não de radioterapia de consolidação, para sucesso do tratamento. Também não existe consenso sobre qual a melhor terapêutica primária ou se o tratamento deve ser uni ou multimodal.

O trabalho científico irá auxiliar o Hospital das Clínicas na elaboração de um protocolo multidisciplinar operante e eficaz. Segundo os seus autores, a atuação coordenada de um grupo de profissionais experientes e dedicados ao estudo do tema, será de grande valia para o sucesso do tratamento da doença.

Os autores da pesquisa são: Marcelo Mester, Bruno Zilberstein, Luis Fernando Pracchea, Kiyoshi Iriya, Carlos E.Jacob, Cláudio Bresciani, Francisco Seguro, Fernando Coura, Leandro Ejnisman, Bruno Massa, Thiago Pasqualin, Pedro Dorlhiac-Lacer, Dalton F. Chamone, e Joaquim Gama-Rodrigues.

Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC