Saúde: HC divulga pesquisa inédita sobre transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes

Estudo inédito no Brasil foi feito em parceria com o Institute of Psychiatry de Londres

qua, 27/11/2002 - 16h22 | Do Portal do Governo

Pesquisa aborda transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes que residem em cidades rurais de médio porte e arredores

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo divulga, nesta sexta-feira, dia 29, às 11 horas, o resultado de estudo inédito no Brasil realizado pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC sobre transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes que residem em cidades rurais de médio porte e arredores.

A pesquisa foi coordenada pelos psiquiatras Bacy Fleitlich, do IPq, e Robert Goodman, do Institute of Psychiatry, King’s College, em Londres, e será apresentada durante o encerramento das comemorações de 50 anos do IPq.

O objetivo do trabalho é conhecer a demanda dos transtornos para adequar os serviços de saúde mental oferecidos à população. A idéia é fornecer subsídios para o planejamento de um plano estruturado sobre o tema em todo o País.

A prevenção e o tratamento de transtornos têm forte impacto no futuro dos jovens, favorecendo a redução da criminalidade, do uso indiscriminado de substâncias tóxicas, do fracasso e da evasão escolar.

A avaliação foi realizada com 1.251 jovens, entre 7 e 14 anos de idade, e dividida em três grupos: classe média urbana, carente urbana e carente rural.

Entre os problemas encontrados, os de conduta são os principais. Caracterizados por comportamento agressivo ou desafiante, que vai além das travessuras infantis ou rebeldia de adolescente, aparecem em 7% dos pesquisados.

O quadro inclui manifestações excessivas de agressividade e tirania; crueldade com outras pessoas ou animais; destruição de bens de terceiros; condutas incendiárias; roubos; mentiras repetidas; fugas de casa e ausência escolar; crises de birra e de desobediência freqüentes e graves. Já a ansiedade atinge 5% e depressão e hiperatividade foram constatadas em 1% da população estudada.

A análise evidenciou que crianças que apanham, presenciam violência doméstica ou têm mães ou responsáveis com possível comprometimento mental têm o dobro de chances de desenvolver doenças psiquiátricas.

Segundo os pesquisadores, aproximadamente 4,5 milhões de crianças brasileiras, entre 7 e 14 anos, têm algum transtorno psiquiátrico.

Data: Sexta-feira, 29 de novembro de 2002
Horário: 11 horas
Local: Anfiteatro do Instituto de Psiquiatria do HC, Rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, s/nº, 1º andar (dentro do complexo HC), São Paulo-SP

Da Assessoria de Imprensa Instituto de Psiquiatria do H.C.

C.C.