Saúde: HC de Botucatu realiza o primeiro transplante de fígado

Receptora foi uma menina de 11 anos de idade

qui, 13/11/2003 - 12h57 | Do Portal do Governo

Equipes da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu realizaram, na madrugada desta quarta-feira, dia 12, em seu Hospital das Clínicas, o primeiro transplante de fígado depois que a instituição foi credenciada para execução de tal procedimento pelo Ministério da Saúde.

A receptora do órgão, uma menina de 11 anos de idade, estava internada há dias na UTI pediátrica e entrou no Centro Cirúrgico às 20h30 da terça-feira, dia 11, submetendo-se à anestesia logo em seguida. A cirurgia de transplante prolongou-se até às 8h30 de quarta-feira, dia 12, num total de 12 horas ininterruptas de trabalho. Às 9 horas da manhã de quarta-feira, a paciente foi transferida para a UTI Pediátrica onde está tendo, como de rotina, a sua evolução pós operatória acompanhada.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu foi credenciado a realizar transplantes de fígado pela Portaria 259 da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, e publicada na edição 169 do Diário Oficial da União, no inicio de setembro.

O mesmo ato identificou os profissionais que compõem a equipe especializada do HC/FMB/Unesp que foi autorizada a realizar os procedimentos de retirada e transplantes dos órgãos.

O responsável técnico indicado pela portaria foi o cirurgião gastroenterologista, prof. Alexandre Bakonyi Neto, sendo membros os seguintes especialistas: César Tadeu Spadella, Paulo Antônio Rodrigues, Irio Gonçalves Júnior, Bonifácio Katsunori Takegawa, Juan Carlos Llanos, Giovani Faria Silva, Carlos Antônio Caramori, Cláudio Antônio Rabello Coelho, José Carlos Cristóvan, Ubirajara Aparecido Teixeira, Cristiane Franco Ribeiro, Pedro Thadeu Galvão Vianna, Paulo do Nascimento Júnior, Norma Sueli Pinheiro Módolo, Elenice Defunne e André Beer Júnior.

Da Assessoria de Imprensa da UNESP/FM/HC – Botucatu – SP

C.C.