Saúde: HC da Unesp bate recorde na realização de cirurgias

No ano passado foram realizadas mais de 10,4 mil intervenções cirúrgicas

qua, 04/02/2004 - 10h02 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu bateu, em 2003, todos os seus recordes anteriores na realização de cirurgias. Durante o ano, foram feitas 10.482 intervenções cirúrgicas, um total em 9% superior ao do ano anterior, e que representa uma média de 28 operações por dia do ano.

O Hospital das Clínicas fechou o seu balanço estatístico de 2003, revelando, também, um aumento no atendimento à demanda por procedimentos de alto custo, especialmente exames que utilizam equipamentos mais sofisticados. As maiores evoluções, em relação ao ano anterior, ocorreram com os exames endoscópicos (+ 63%); radioterapia (+ 55%); ressonância magnética (+18%); fisiodiagnósticos (+ 15%); e ultrassonografia (+ 6%). Os exames de tomografia computadorizada não tiveram aumento de volume, uma vez que – nos meses finais do ano passado – alguns aparelhos importados apresentaram problemas técnicos que não foram sanados, com a devida presteza, pelas empresas fornecedoras e de manutenção.

O movimento do laboratório de análises clínicas, por sua vez, apresentou um crescimento da ordem de 9% sobre o ano anterior. Em 2003, foram realizados, nesse setor, 1.099.794 exames.

No setor de hemodiálise, em função das ampliações realizadas com apoio Governo do Estado e do Ministério da Saúde, houve também um aumento de atendimento da ordem 9% sobre o ano anterior. Apesar dos novos equipamentos terem entrado em funcionamento apenas nos dois últimos meses do ano, em 2003 foram realizadas 14.430 sessões de hemodiálise. Da mesma forma, na área de quimioterapia foram registradas 8.878 sessões, um total em 9,5% superior ao anotado em 2002.

Aspecto importante no relatório de desempenho do HC em 2003 foi, ainda, a manutenção de uma baixa taxa de infecção hospitalar (3,9%) – resultado de um maior engajamento de todo o corpo funcional na campanha permanente para adoção de cuidados sanitários.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu

C.C.