Saúde: HC da Medicina/Unesp inaugura ampliação de seção de hemodiálise

Inauguração será nesta sexta-feira, dia 12

sex, 12/12/2003 - 9h14 | Do Portal do Governo

Serão inauguradas, nesta sexta-feira, dia 12, as novas instalações e equipamentos da Seção de Hemodiálise do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu. O Governo do Estado de São Paulo destinou a grande parte dos recursos para as obras, cabendo ao Ministério da Saúde a cessão de 10 máquinas novas. Com isso, a unidade terá sua capacidade de trabalho ampliada em cerca de 50%, podendo atender a até 55 pacientes por dia.

Cada procedimento de hemodiálise tem a duração aproximada de 4 horas, e as equipes do HC funcionam em três turnos diários (das 7h às 23 horas) de segunda a sábado. No total, a Seção de Hemodiálise conta com 19 auxiliares de enfermagem, um técnico de enfermagem, 5 enfermeiros, 4 médicos e a supervisão de um médico docente da disciplina de Nefrologia.

Numa área de 600 metros quadrados, a Seção de Hemodiálise abrigará 22 máquinas em operação e mais 8 em reserva técnica. Os equipamentos são destinados a pacientes com sorologia negativa (16), com sorologia positiva para Hepatite C (04) e com sorologia positiva para hepatite B (2). Eles estão dispostos em cinco ambientes interligados, e que têm sanitários para os usuários e profissionais de saúde, além de vestiário. Todas as dependências comportam materiais e sistemas modernos de revestimento, iluminação e decoração destinados a garantir mais conforto aos pacientes.

Parte importante do investimento realizado foi a implantação de uma nova central de tratamento da água utilizada nas diálises. Trata-se de uma estação de moderna tecnologia (tratamento por osmose reversa) e com capacidade de processar 1.300 litros de água por hora.

As novas instalações compreendem, ainda, dois consultórios, duas salas de reuniões e treinamento (para uso dos alunos de medicina e enfermagem), sala de informática e secretaria, e depósitos para equipamentos, instrumental e medicamentos.