Saúde: HC comemora êxitos no Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar

No Brasil, apenas 20% dos hospitais mantêm programas para controlar essas graves infecções

sex, 14/05/2004 - 16h42 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clinicas da Medicina/Unesp/Botucatu está comemorando nesta sexta-feira, dia 15, o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar, com algumas conquistas importantes. A sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, em atividade há 21 anos, vem mantendo, desde sua instalação em 1983, os índices de IH abaixo dos padrões preconizados internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde. No ano passado, esse índice foi de 3,9%, bem abaixo, portanto, do padrão máximo admitido pela OMS que é de 5,7%.

Os números relativos às IH são preocupantes em todo o mundo, e a Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas estima que mais de dez milhões pessoas contraem, por ano, doenças infecciosas em hospitais, observando-se mortalidade em cerca de 30% dos casos.

No Brasil, apenas 20% dos hospitais mantêm programas para controlar essas graves infecções, sendo o HC de Botucatu uma dessas unidades que realizam a vigilância permanente sobre as possíveis contaminações.

A Comissão Permanente de Controle de Infecção Hospitalar no HC da Unesp é composta por 14 membros, contando com médicos, enfermeiras, farmacêutico, patologista clínico e administrador hospitalar. O núcleo básico desse grupo dedica-se, diariamente, à vigilância epidemiológica das infecções hospitalares e do uso dos antimicrobianos (antibióticos e quimioterápicos), treinando e reciclando os profissionais de saúde, sugerindo condutas terapêuticas para pacientes infectados e implementando medidas de isolamento e precaução.

Essas ações são desenvolvidas em todas as áreas do hospital diuturnamente, exigindo grande dedicação e disciplina aos agentes, uma vez que o HC é uma unidade de grande porte e que recebe pacientes, muitos em estado grave, de todas as partes do País.