Saúde: HC comemora Dia Internacional do Deficiente Físico com ações de integração social

Sessões de cinema serão apresentadas nos dias 8 e 20 de dezembro

sex, 03/12/2004 - 13h42 | Do Portal do Governo

O Dia Internacional do Deficiente Físico será comemorado com cinema na Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas/FMUSP. Os pacientes portadores de deficiência em programa de tratamento assistirão os filmes ‘Casamento Grego’ e ‘O Papai Noel Trapalhão’. As sessões do Cine Magia serão exibidas, respectivamente, nos dias 8 e 20 de dezembro, no auditório da DMR, na Vila Mariana.

As atividades fazem parte das comemorações do dia 3 de Dezembro e são promovidas pela Comissão de Humanização, que desde novembro vem realizando teatros e visitas à Bienal de Arte Moderna. Ações como estas recuperam a auto-estima dos pacientes e promovem a reintegração psicossocial. Também fazem parte das atividades as oficinas de cartonagem e reciclagem.

A diretora da Divisão de Medicina de Reabilitação e membro do novo Conselho Estadual Para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, Prof. Linamara Rizzo Battistella, ressalta a importância das atividades culturais. ‘A recuperação do paciente envolve ações multidisplinares, incluindo atividades que aumente sua auto-estima’, afirma.

Novos representantes para o Deficiente Físico

No último dia 30 de novembro, tomaram posse os novos integrantes no Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CEAPPD). A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença da primeira-dama do estado, Maria Lúcia Alckmim. No evento, também foram homenageados os atletas para-olímpicos da AEDRECH (Associação Esportiva da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo).

No Conselho, que tem como meta a busca da uniformização dos direitos de Pessoas Portadoras de Deficiência, estão representantes da sociedade civil, entidades que prestam serviço ao deficiente e representantes das Secretarias de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, do Emprego e Relações do Trabalho, de Assistência e Desenvolvimento Social, da Cultura, da Educação, da Juventude, Esporte e Lazer, da Saúde, dos Transportes Metropolitanos e do Fundo de Solidariedade Social. Entre os novos membros, está a Prof. Dra. Linamara Rizzo Battistella, diretora da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas/FMUSP, como representante da Secretaria de Estado da Casa Civil.

A presidente do Fundo de Solidariedade Social e primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmim, ressaltou que um Conselho deste porte é essencial para a viabilização de portadores de deficiência no mercado de trabalho e em ações civis. ‘Atividades como Cursos Profissionalizantes, Oficinas Culturais, Projetos Especiais e Esportes Adaptados, desenvolvidas na Estação Especial da Lapa, reintegram e sociabilizam o portador de deficiência’, assegura.

O novo Conselho foi eleito no último dia 18/09/04, durante XII Seminário Estadual da Pessoa Deficiente, para um mandato de dois anos.

Da Assessoria de Imprensa da Divisão de Medicina de Reabilitação – HC FMUSP

C.C.